Sintepe retoma atividades do Coletivo de Gênero com Roda de Diálogos

Retomando suas atividades, o Coletivo de Gênero do Sintepe promoveu nesta sexta-feira (28) uma Roda de Diálogo para discutir a conjuntura política no país e seus impactos para as mulheres.

A Roda contou com a presença de Tita Carneiro (Doutora pela UFBA e membra da Consulta Popular), Liana Araújo (Secretária de Mulheres da CUT-PE) e Kátia Cunha (Professora e ex-codeputada das Juntas – PSOL). As três deram suas contribuições em suas áreas de atuação.

Tita começou os diálogos falando da atual conjuntura política do Brasil e da necessidade da luta permanente do movimento feminista. “Vencemos as eleições em 2022, mas a luta é contínua. Encontramos um país refém do avanço da extrema-direita, que colocou as armas à frente da educação”, analisou referindo-se à eleição do presidente Lula e a consecutiva derrota eleitoral do bolsonarismo.

Liana reforçou a necessidade de políticas públicas voltadas para as mulheres, ainda mais, desde que o atual governo federal retomou essas políticas em sua centralidade. Ela também convocou o movimento sindical a cumprir esse papel de cobrar políticas públicas para as mulheres.

Kátia analisou a importância de mulheres na política e trouxe dados estarrecedores sobre as últimas eleições em 2022, com a enorme diferença entre homens e mulheres eleitos e eleitas.

O Coletivo de gênero será coordenado pelas secretárias Yara Manolaque e Yanna Rocha, que divulgarão posteriormente a agenda de atividades feministas voltadas para a base do Sindicato, como também para o conjunto da sociedade.