Curso Educação Financeira para Mulheres foi concluído com sucesso

Secretaria de Gênero do Sindicato promete organizar o conteúdo para disponibilizá-lo posteriormente no Youtube do Sintepe

A Secretaria de Gênero do Sintepe concluiu no último dia 1º de dezembro o Curso Educação Financeira para as Mulheres. Os módulos foram vivenciados de forma remota, sempre às 19h, inclusive, após o primeiro jogo do Brasil na Copa, sempre contanto com a presença das trabalhadoras em Educação.

Ao longo dos módulos, diretoras e filiadas ao Sintepe compartilharam diversos conhecimentos. No módulo I, com o tema Divisão sexual do trabalho, foi visto que o sistema capitalista, em consonância com o racismo e o patriarcado, invisibilizam e desqualificam o trabalho reprodutivo – realizado pelas mulheres – ao mesmo tempo, estando elas no trabalho produtivo ganhando menos e com uma carga maior de trabalho.

No módulo II, a diretora Cíntia Sales ensinou detalhadamente a acessar e compreender o contracheque das servidoras da rede estadual de ensino, um importante instrumento contendo informações sobre os vencimentos da categoria.

Maria Conceição, economista do DIEESE, compartilhou seus conhecimentos em Planejamento Financeiro, além de fazer as mulheres refletirem sobre o consumo desorganizado.

Julliana Tenório compartilhou informações importantes sobre investimentos nas rendas fixas e variáveis e mostrou que, com estudo, planejamento e disciplina, é possível investir no mercado financeiro.

Por fim, a advogada Andriele Gutierrez explanou brilhantemente sobre as Reformas Trabalhista e da Previdência e a vida das trabalhadoras em educação. Esse último módulo,  foi transmitido ao vivo no YouTube, pela TV Sintepe, com o objetivo de retomar o Coletivo de Gênero do Sindicato.

As secretarias de Gênero do Sintepe, Yara Manolaque e Yanna Rocha, estiveram presentes em todos os módulos e agradeceram o trabalho dos intérpretes de libras Jefferson Costa e Cecília Gomes,  além do suporte técnico na plataforma Zoom e na gestão da sala da assessoria de comunicação do Sindicato, a Tempus Comunicação.