Nota do Sintepe em defesa do legado de Paulo Freire

O Sintepe vem a público oferecer seu total apoio e solidariedade ao MST pelo ataque de vandalismo ocorrido no Centro de Formação Paulo Freire, situado no Assentamento Normandia, em Caruaru. Ao mesmo tempo, expressa total repúdio a esse ato criminoso, que tão somente demonstra o atual quadro de ódio, desrespeito e barbárie vivido e estimulado no Brasil nos últimos anos.

O ataque desleal e covarde não foi só ao MST, mas também ao legado de Paulo Freire, à educação e à democracia. Está associado diretamente à perseguições políticas, ao autoritarismo e à brutalidade, elementos que são evidentes no fascismo, aflorado no Brasil nos últimos quatro anos pelo atual governo federal, mas que felizmente foi derrotado nas eleições de 2022.

Mas o que ocorreu ontem nos deixa um alerta de que devemos estar atentos e fortes, como diria a canção de Gal Costa, preparados para o enfrentamento, unidos na defesa da democracia, da igualdade, da solidariedade e da justiça social, com firmeza e determinação.

FASCISTAS NÃO PASSARÃO!

A DIREÇÃO DO SINTEPE