Diretoria do Sintepe visita cinco municípios para esclarecer o pagamento dos Precatórios do Fundef

Com o pé na estrada, o Sintepe realizou três dias intensos de mobilizações que percorreram cinco municípios pernambucanos para esclarecer as dúvidas da categoria sobre diversos assuntos, em especial, o pagamento dos Precatórios do Fundef.

Na segunda-feira (1), a Presidenta Ivete Caetano, o presidente licenciado da CNTE, Heleno Araújo e a diretora Cíntia Sales, participaram da mobilização no município de Escada, em visita ao Núcleo Regional Mata Centro. Em seguida, foi realizada uma plenária no município de Vitória de Santo Antão.

Plenária do Sintepe em Escada. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

Ivete e Heleno esclareceram as dúvidas da categoria sobre os Precatórios do Fundef, a Ação do IPSEP e o Valoriza Educação. A diretora Cíntia Sales explicou os benefícios conquistados pela categoria na Campanha Salarial 2022 e da importância de ter um sindicato forte e aguerrido.

Plenária do Sintepe em Vitória de Santo Antão. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

A coordenadora Clícia Roberta falou da necessidade de continuar apoiando o sindicato e a luta sindical. Também da coordenação do Núcleo, participou do encontro Cristiano Antônio.

2º Dia: Plenárias em Bezerros e Gravatá

Dando sequência a mobilização no Núcleo Regional Mata Centro, o Sintepe realizou nesta terça-feira (2) uma plenária na Escola Estadual Eurico Queiroz no município de Bezerros.

Plenária do Sintepe em Bezerros. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

Em seguida, finalizando a mobilização no Núcleo Regional Mata Centro, o Sintepe realizou uma plenária no município de Gravatá. Sobre os Precatórios do Fundef, Heleno explicou:

✅ Tem direito quem trabalhou na Educação Básica no período de 1997 a 2006 (contratos temporários, ativos na época e ativos que ainda estão trabalhando).

✅ A partir da próxima segunda-feira (8), começarão a ser pagos a 1ª parcela (40% do valor). Recebem já nesta segunda quem tem vínculo com o Estado, ativos, contratados e aposentados/as diretamente na conta.

✅ Quem não tem vínculo com o Estado, precisará esperar que o Governo do Estado publique o decreto explicando o que precisa ser feito para garantir os pagamentos.

✅ Pensionistas e herdeiros precisarão de alvará e esperar o decreto que será, em breve, anunciado pelo Governo.

Plenária do Sintepe em Gravatá. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

3º Dia: Plenária em Goiana

Em mobilização no Núcleo Regional Mata Norte, o Sintepe realizou uma plenária no município de Goiana nesta quarta-feira (3).

A categoria participou ativamente e fez várias perguntas que foram explicadas detalhadamente por Ivete e Heleno.

Plenária do Sintepe em Goiana. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

Participaram do encontro a diretora do Sintepe, Maria José (Li), o Coordenador Geral Genivaldo Cavalcanti e os coordenadores do Núcleo Raquel Chalegre, Maria José e Paulo Moraes.

Plenária do Sintepe em Goiana. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação