Pé na Estrada: Sintepe realiza mobilizações em municípios dos Núcleos Regionais do Araripe e do São Francisco

Na estrada em mobilizações em vários municípios do Sertão de Pernambuco, o Sintepe realizou plenárias para esclarecer as dúvidas e explicar algumas ações a categoria que compareceu em todos os encontros. A Presidenta Ivete Caetano e o Presidente licenciado da CNTE, Heleno Araújo, falaram sobre o Valoriza Educação, a conquista do aumento no piso salarial e os Precatórios do Fundef.

Iniciando os giros pelo Núcleo Regional Sertão do Araripe, na segunda-feira (4), o Sintepe realizou uma plenária no município de Ouricuri na EREM São Sebastião. O principal questionamento da categoria foi como funcionará os pagamentos dos Precatórios do Fundef, que foi detalhado por Heleno.

Plenária em Ouricuri. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

Após a plenária, Ivete e Heleno participaram de uma entrevista na Voluntários FM 100.9 do município de Ouricuri e falaram sobre o Valoriza Educação, a ação do IPSEP e o retrocesso que é o Novo Ensino Médio.

Entrevista na Rádio Voluntários FM em Ouricuri. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

Ainda na segunda e seguindo as visitas nos municípios do Núcleo Regional do Sertão do Araripe, o Sintepe realizou uma plenária no município de Bodocó. A reunião aconteceu na Escola João Carlos Locio de Almeida com presença do Sinteb (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Bodocó) que explicaram a situação dos Precatórios do Fundef para os professores da rede estadual e do município de Bodocó.

Plenária em Bodocó. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

A Presidenta Ivete Caetano falou sobre o reajuste histórico que a categoria conseguiu de 35,13% e explicou como serão pagos os retroativos para os professores e professoras que recebiam abaixo do piso. Enquanto que Heleno Araújo detalhou como serão pagos e quem têm direitos aos Precatórios do Fundef.

Finalizando o primeiro dia de Plenárias no Núcleo Regional Sertão do Araripe, o Sintepe realizou uma plenária no município de Araripina no EREM Padre Luiz Gonzaga. Também participaram da reunião a Coordenadora Geral do Núcleo Regional Sertão do Araripe, Vilma Feliciano e os coordenadores Elias Novaes, Genildo Ribeiro, Rosailza Silva e Katia Micaelle.

Plenária em Araripina. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

No segundo dia do giro pelo Núcleo Regional Sertão do Araripina, Ivete e Heleno, participaram de uma entrevista na Grande Serra FM 90,9 em Araripina. Em quase 1 hora de entrevista, Ivete e Heleno esclareceram todas as dúvidas sobre os Precatórios do Fundef e os problemas que professores/as e estudantes vem sofrendo com os impactos do Novo Ensino Médio que foi instalado no Brasil sem nenhuma consulta e diálogo com a sociedade civil. A Coordenadora Geral do Núcleo Regional Sertão do Araripe, Vilma Feliciano esteve presente no local.

Entrevista na Rádio Grande Serra de Araripina. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

Depois foram realizadas visitas nas escolas CERU Luiz Gonzaga Duarte e a EREM Josias Inojosa em Araripina, seguindo para plenária na Escola Estadual Barão de Exu que reuniu a categoria, finalizando as visitas no Núcleo Regional do Sertão do Araripe.

Plenária em Exu. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

Plenárias no São Francisco

Iniciando os trabalhos pelo Núcleo Regional Sertão do São Francisco, a Presidenta do Sintepe, Ivete Caetano e o presidente licenciado Heleno Araújo participaram da plenária no município de Cabrobó realizada na Escola Estadual Senador Paulo Guerra.

Plenária em Cabrobó. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

A categoria compareceu para esclarecer as dúvidas sobre o Valoriza Fundeb, a ação do IPESP, além dos Precatórios do Fundef. Heleno explicou como será feito a distribuição dos pagamentos dos Precatórios com 40% sendo pago neste ano, 30% em 2023 e mais 30% em 2024. Também informou que não há data até o momento para o pagamento deste ano, mas que a decisão do Conselho Regional de Justiça é que a quantia será paga ao Estado até o dia 15 de agosto e o Governo repassará os valores aos professores/as em breve quando afirmar a data de pagamento.

Em seguida, uma plenária em Santa Maria da Boa Vista esclareceu questionamentos da categoria presente na Escola Padre Maurílo. Participaram da plenária o Coordenador Geral Robson Nascimento e os coordenadores do Núcleo: Neilde Souza, Maria do Livramento, Lilian Passos e Maria Dalvanice.

Entrevista a Rádio Jornal Petrolina. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

Finalizando o Giro de seis dias pelo Sertão, Ivete e Heleno concederam entrevista para o Programa Super Manhã da Rádio Jornal Petrolina 90,5 FM, e em seguida, o Sintepe realizou uma plenária no município de Petrolina. As mobilizações começaram na segunda-feira (4) no Núcleo Regional do Araripe onde percorreu vários municípios e encerrou na quinta-feira (7) em Petrolina. As plenárias aconteceram para atender as demandas da categoria e esclarecer dúvidas sobre alguns assuntos como os Precatórios do Fundef, Valoriza Educação, ação do IPSEP e outros.

Plenária em Petrolina. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação