Sintepe, CNTE e CUT-PE saúdam luta dos metroviários em seminário da categoria

O Sintepe, a CUT-PE e a CNTE saudaram a luta dos Metroviários na noite da última sexta-feira (8), na abertura política do Seminário de Gestão e Planejamento do Sindmetro-PE (Sindicato dos Metroviários de Pernambuco). O diretor do Sintepe, Paulo Ubiratan, o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha e o presidente licenciado da CNTE, Heleno Araújo, participaram da mesa de abertura, que contou com forte presença política e sindical.

“Aqui no Brasil nós sentimos na pele o que significa privatizar os serviços públicos estatais. Os preços não diminuíram, como eles prometeram, nossa vida não melhorou, como eles prometeram, mataram nosso povo. A Vale do Rio Doce era pública, e agora, cometeu crimes neste país. Quem está aqui sabe que precisamos defender os transportes públicos nesse país, porque ele é quem transporta a classe trabalhadora para o trabalho e para o lazer”, disse Heleno Araújo, presidente licenciado da CNTE.

“Precisamos de um Metrô que possa atender a população dignamente com um preço justo e reestruturado. Eu gostaria de parabenizar essa direção que tem tido a competência de lutar e trazer para a sociedade essa pauta”, disse Paulo Ubiratan. “O transporte do Metrô é importante e a gente vê os companheiros metroviários tirarem dinheiro do seu bolso para fazer o Metrô funcionar”, lembrou.

Os Metroviários têm feito uma forte denúncia do descaso do Governo Federal com a manutenção das linhas do Metrô no Recife, o que tem obtido forte repercussão na imprensa local e nacional. A atividade de planejamento do Sindicato visa organizar e reforçar a luta da categoria para os próximos anos.

O presidente do Sindicato, Luiz Soares, garantiu um planejamento que corresponda com a vontade de luta da direção. “Esse seminário vai fazer uma avaliação política do nosso Estado, de nosso país, para que tenhamos uma leitura política afinada que garanta acertamos na luta e vencermos todas as batalhas”, disse. “A gente deu resposta à população do quanto temos compromisso com um serviço público de qualidade e o quanto temos garra para lutar. A gente precisa discutir bastante que rumo a gente quer, também, para nosso Estado e para nosso país”, completou Luiz.

O deputado federal e pré-candidato ao governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB) e a deputada estadual e pré-candidata ao Senado Teresa Leitão (PT) enviaram vídeos ressaltando a luta dos metroviários e se colocando em favor da luta. A mesa de abertura contou com lideranças políticas como o presidente licenciado da CTB Pernambuco, Helminton Beserra; o pré-candidato a deputado federal Paulo Rubem; a representante do Sintfern, Risolene Nascimento; o presidente dos Ferroviários das Alagoas, Ademar Passos; o representante dos trabalhadores no Conselho Administrativo da CBTU, Cirano Lopes, a diretora do Sindmetro-PE, Telma Barbosa; o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB), a vereadora Dani Portela (Psol).