A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, participou na terça-feira (29) de Audiência Pública na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alepe), na qual o Governo do Estado fez sua prestação de contas anual dos indicadores educacionais de Pernambuco.
Na ocasião, após assistir a apresentação do secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, a dirigente do Sindicato cobrou a homologação do concurso público ainda esse ano, assim como indicou a necessidade da convocação imediata dos aprovados e classificados do cadastro de reserva para garantir o início do ano letivo com professores suficientes nas escolas. Alertou que se não for realizada a convocação, as escolas não terão professores suficientes para iniciar o ano letivo.
No que se refere ao Precatório do Fundef, a dirigente indicou a necessidade urgente da prorrogação do prazo de contestação de valores e inserção de dados. A reivindicação já foi atendida pelo secretário de educação para o dia 27 de dezembro. Outra necessidade abordada foi a necessidade do atendimento presencial para resolver essas pendências e a reunião da comissão dos Precatórios para resolver as pendências daqueles que têm vínculo e ainda não receberam. Para ela, o pagamento da primeira parcela dos Precatórios do Fundef para quem ainda não recebeu precisa ser realizado agora em dezembro, o que foi confirmado pelo secretário.
Para Ivete Caetano, o índice de analfabetismo de quase 12% ainda é muito alto. A dirigente sindical também alertou que a equipe de transição do Governo precisa fazer a imediata convocação dos concursados. “Se esta gestão homologar o certame, já facilita a reorganização do próximo ano letivo, garantindo o direito à educação”, frisou.
Confira outros assuntos abordados pelo Sintepe no vídeo.
#SintepeNaLuta
#PrecatórioFundef
#ConcursoPúblico