Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Resumo das atividades do mês de MARÇO/2024

O Sintepe trabalha incansavelmente todos os dias para manter os direitos conquistados e pela conquista de outros. O mês de março foi de muito trabalho com destaque as atividades do mês da mulher, o início da Campanha Salarial Educacional 2024 e a primeira mesa de negociação do ano com o Governo do Estado.

CONFIRA O RESUMO DAS ATIVIDADES DO MÊS DE MARÇO NO SINTEPE:

1º de março – Primeira Assembleia Geral de 2024

A primeira Assembleia Geral de 2024 para juntos e juntas elaborarmos a nossa Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial Educacional 2024, aconteceu no Centro Social da Soledade, no Recife.

Na assembleia foi deliberado que no dia 13 de março aconteceria a Primeira Paralisação Estadual da Educação em Pernambuco! Além desta atividade de luta, o Sindicato aprovou a pauta de reivindicações que foi entregue ao Governo do Estado, marcando a Campanha Salarial Educacional 2024!

https://www.instagram.com/p/C3_VBCrLx4q/

4 de março – Sintepe envia assessoria jurídica para agilizar pagamento da 3ª parcela do Precatório do Fundef

O Sintepe foi ao STF para agilizar o trâmite da Terceira Parcela do Precatório do Fundef para professores(as) da Rede Estadual de Pernambuco. O Sindicato enviou dois dos seus advogados para uma reunião com a assessoria do ministro do STF, Flávio Dino, para mais uma vez pedir celeridade e agilidade na transferência da Terceira Parcela para a conta específica do Fundef em Pernambuco.

Um dia depois, em 5 de março, os assessores jurídicos do Sintepe, Breno Perez e Andrielly Gutierrez, acessaram o comprovante do depósito na conta da Caixa Econômica Federal no STF que foi juntado ao processo no valor exato de R$ 1.523.525.804,82 (um bilhão, quinhentos e vinte e três milhões, quinhentos e vinte e cinco mil oitocentos e quatro reais e oitenta e dois centavos).

O Sindicato está no aguardo da ordem judicial para transferência dos valores a Pernambuco, o que também já foi solicitado pelo Sintepe.

https://www.instagram.com/p/C4Lz5lYx1wB/

7 de março – Mês da Mulher: Sintepe disponibiliza o Folheto 8M

A Secretaria de Gênero do Sintepe criou um folheto dinâmico e didático para explicar a Lei 14.540/23, que estabelece o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual nas escolas públicas. Baixe o folheto, compartilhe e dialogue com as/os estudantes para que enfrentemos o assédio sexual nas escolas, na busca de uma sociedade igualitária e livre de assédio.

7 de março – Mês da Mulher: Costurando o 8M

A Secretaria de Gênero do Sintepe convocou e as mulheres e homens do Sintepe se reuniram para costurar a faixa que o Sindicato usou no Ato Político do 8M no Recife.

https://www.instagram.com/p/C4QSuduL5Xy/

8 de março – Mês da Mulher: Ato Político no Recife #8M

As mulheres da educação marcharam nas ruas para combater o assédio nas escolas e todas as formas de violência e misoginia. O ato do dia 8 de Março representou a resistência e a força do movimento feminista na busca por direitos, igualdade de gênero e o fim das violências contra as mulheres!

https://www.instagram.com/p/C4YGO1_ODcr/

9 de março – Mês da Mulher: Ato Político em Caruaru #8M

A pauta das mulheres foi destacada no dia 9 de março, em Caruaru. O Bloco “Nem Cá Mulesta abriremos mão da democracia” reuniu mulheres em luta pelos direitos e contra todas as formas de violência e opressão.

As diretoras da Secretaria de Gênero do Sintepe, Yara Manolaque e Camila Silva, estiveram presentes no Ato e falaram sobre a importância da implementação da Lei 14.540/23 por uma Escola Pública Segura e Sem Assédio Sexual. A Coordenadora do Núcleo Regional do Agreste Setentrional – Caruaru, Robertta Medeiros, destacou a importância da união das mulheres na conquista dos direitos.

https://www.instagram.com/p/C4Y862eJub3/

13 de março – Primeira Paralisação Estadual e Debate “Eleição Direta para Diretor/a de Escola”

Os trabalhadores e as trabalhadoras em educação deram uma demonstração de força em nossa Primeira Paralisação Estadual. O Sindicato ainda está compilando os dados, mas nosso movimento foi efetivo e bem sucedido do litoral ao sertão, com quase 100% das escolas estaduais com algum tipo de paralisação.

Pela manhã, o Sintepe promoveu o debate “Eleição Direta para Diretor/a de Escola”, com a contribuição da professora/doutora Maria Dilnéia Fernandes, que fez um panorama completo da luta pela democracia interna nas escolas e nos apresentou perspectivas para as próximas batalhas. Toda a palestra está disponível no Canal do Youtube do Sintepe

https://www.instagram.com/p/C4eNN9_LqZc/

14 de março – Boletim da Gestão Democrática da Campanha Salarial Educacional 2024

O Sintepe há anos vem combatendo em seus meios de comunicação oficial, em suas assembleias, congressos e na grande imprensa o modelo gerencialista que se instalou nas escolas pernambucanas, em especial na Rede Estadual de Ensino. Esse modelo não dá vez e voz àqueles/as que defendem a escola democrática, laica, diversa, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada. Ao contrário, está baseado em uma gestão por resultados, em que estudantes são avaliados por provas externas cujo ranqueamento das escolas culpabiliza professores/as pelo desempenho ão esperado e pune as unidades escolares que não alcançam as metas do IDEB.

O Boletim está disponibilizado completo no site do Sintepe.

https://www.instagram.com/p/C4f4OLBrFA7/

16 de março: Aprovação do Acordo pela 4ª parcela do Precatório do Fundef

Os/as professores/as de Pernambuco aprovam acordo entre Estado e União em torno da 4ª Parcela do Precatório do Fundef. A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, explicou o resultado da Assembleia Específica da categoria em torno do “saldo controverso” do Precatório do Fundef, a conhecida 4ª Parcela.

https://www.instagram.com/p/C4rIcuEricG/

19 de março: Segunda Paralisação Estadual da Educação – Ato Público em Palmares

Em Palmares, o Núcleo Regional Mata Sul realizou um protesto na Praça Paulo Paranhos, centro da cidade, pelo Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial, Carreira e em defesa do Ensino Médio.

O Sintepe reforçou três das principais pautas de reivindicação da categoria: Eleições Diretas para Diretor/a de Escola; o Piso Salarial com Impacto na Carreira e a completa Reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

https://www.instagram.com/p/C4teZ7yLumT/

19 de março: Segunda Paralisação Estadual da Educação – Ato Público em Petrolina

Em Petrolina, Sertão do São Francisco, o Núcleo Regionais do Sintepe realizou um ato na Praça do Bambuzinho. A atividade reforçou a paralisação pelo Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial, Carreira e em defesa do Ensino Médio.

A Pauta de Reivindicações do Sintepe foi entregue ao Governo do Estado ainda no início do mês e três dos principais pontos de reivindicação foram ressaltados: Eleições Diretas para Diretor/a de Escola; o Piso Salarial com Impacto na Carreira e a completa reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Também participaram do ato companheiras e companheiros de escolas cobertas pelo Núcleo Regional Sertão do Araripe.

https://www.instagram.com/p/C4tgWTJrtDQ/

19 de março: Segunda Paralisação Estadual da Educação – Ato Público em Caruaru

Em Caruaru, o Núcleo Regional do Agreste Setentrional do Sintepe realizou um ato público em frente ao Grande Hotel, no centro da cidade. A atividade reuniu coordenadoras do núcleo e base organizada. A atividade também ocorreu em reforço à paralisação pelo Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial, Carreira e em defesa do Ensino Médio.

https://www.instagram.com/p/C4tlpXVLS2i/

19 de março: Segunda Paralisação Estadual da Educação – Ato Público em Arcoverde

Em Arcoverde, trabalhadores e trabalhadoras em educação de Petrolândia, Tacaratu, Floresta, Sertânia, Custódia e da própria Arcoverde, reuniram-se em uma aula pública para destacar, junto com estudantes, a importância da educação para o futuro de Pernambuco e do Brasil.

Uniram-se os núcleos regionais do Sintepe do Submédio São Francisco e do Sertão do Moxotó-Ipanema. O diretor da Secretaria de Assuntos do Interior, Daniel Filho, esteve presente.

https://www.instagram.com/p/C4tnvrpL2B6/

19 de março: Segunda Paralisação Estadual da Educação – Ato Público em Recife

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) realizou mais uma paralisação na Rede Pública Estadual no dia 19 de março. A atividade, que parou escolas e locais de trabalho em todo o Estado, também contou com atos públicos em Recife, Caruaru, Palmares, Arcoverde e Petrolina no Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial, Carreira e em defesa do Ensino Médio.

https://www.instagram.com/p/C4t93yuLchg/

20 de março: Nota do Sintepe – Autorizado depósito da Terceira Parcela do Precatório do Fundef na Conta de Pernambuco

A Assessoria Jurídica do Sintepe está acompanhando e agilizando cada passo do trâmite da Terceira Parcela do Precatório do Fundef para a Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Na noite desta terça-feira, 19 de março, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, autorizou a transferência do valor de R$ 1.523.525.804,82 (um bilhão, quinhentos e vinte e três milhões, quinhentos e vinte e cinco mil, oitocentos e quatro reais e oitenta e dois centavos) da conta da Caixa Econômica Federal do STF em Brasília para a conta no Estado de Pernambuco com fim específico para o Precatório do Fundef.

https://www.instagram.com/p/C4t_bP8uzNP/

21 de março: Professores protestam pela falta de climatização no EREMPAM, em São Lourenço da Mata

Trabalhadores em educação (professores, administrativos e analistas) protestaram no dia 21 de março, em frente a Escola de Referência em Ensino Médio Integral Professor Agamenon Magalhães – EREMPAM, localizada em São Lourenço da Mata, após uma denúncia grave vir à tona, revelando condições insalubres de trabalho em salas de aula sem climatização e uma sensação térmica de mais de 40º C. O protesto teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).

https://www.instagram.com/p/C40fFS2LnZ7/

22 de março – Plenária dos/as Aposentados/as do Sintepe

Os diretores Waldemar Cavalcante e Socorrinho Assunção falaram sobre o sucesso da Plenária que ocorreu no dia 22 de março, exclusiva para os/as aposentados/as da categoria. Foi uma tarde cheia de alegria, música e muita informação.

Assuntos como a Ação do Ipsep e a quarta parcela do Precatório do Fundef foram os temas mais abordados pelos presentes. A Secretaria de Aposentados informou que plenárias dos/as aposentados/as serão realizadas nos núcleos regionais em todo o Estado para atender a demanda da categoria.

https://www.instagram.com/p/C41OlSyr-6h/

25 de março – Vitória! Luta Sindical garante 4ª Parcela do Precatório do Fundef

A luta do Sintepe, da CNTE e de outras entidades garantiu que 60% das Parcelas do Precatório do Fundef fossem destinadas aos professores e professoras da rede estadual de Pernambuco

Na 4ª parcela, do valor total de R$ 1.141.143.220,27 (um bilhão, cento e quarenta e um milhões, cento e quarenta e três mil, duzentos e vinte reais e vinte e sete centavos) para o Estado de Pernambuco, mais de R$ 684 milhões serão destinados à categoria em formato de abono em 2025, o que correspondente à subvinculação de 60% do valor.

https://www.instagram.com/p/C48tv0MrqOE/

25 de março – Climatiza, Raquel Lyra! Sintepe acompanha protesto na EREM Professora Helena Pugó

O Sintepe acompanhou mais uma escola que está enfrentando um problema que infelizmente se tornou comum na Rede Estadual de Ensino, a falta de ar condicionados nas escolas. No dia 25 de março foi a vez dos/as trabalhadores/as em educação protestarem na EREM Professora Helena Pugó, que fica localizada no bairro do Bongi, no Recife.

https://www.instagram.com/p/C4_HBTbrTF-/

25 de março – Encontro “Diálogos em alusão ao Dia Estadual de Combate à Intolerância no Ambiente Escola”

O Sintepe participou no dia 25 de março do encontro “Diálogos em alusão ao Dia Estadual de Combate à Intolerância no Ambiente Escola”, promovido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O evento teve o objetivo de incentivar o debate sobre o enfrentamento e combate aos tipos de intolerância que ocorrem nas escolas.

https://www.instagram.com/p/C5Bzx1ELAcB/

26 de março – 34 anos de Sintepe!

O Sintepe foi fundado em 26 de março de 1990 e tornou-se uma das mais importantes instituições sindicais e educacionais do Estado, sendo filiado à CUT e à CNTE.

Em 34 anos, nosso Sindicato já enfrentou inúmeros desafios, ganhando batalhas nas ruas, no chão das escolas e na pressão política!

https://www.instagram.com/p/C4_VU92vSwQ/

27 de março: Coluna do Sintepe – Primeira Mesa de Negociação

A primeira rodada de negociação entre Sintepe e Governo do Estado ocorreu no dia 26 de março. O Governo do Estado foi representado pela secretária de Educação, Ivaneide Dantas e pela secretária de Administração, Ana Maraíza, além de suas assessorias.

Com a presença das duas secretárias, a Pauta de Reivindicações do Sintepe foi apresentada e debatida de forma global em seus 49 pontos, tanto no que diz respeito à política educacional quanto à política de valorização profissional que é a pauta financeira.

https://www.instagram.com/p/C5BrPVVu_6F/

O Sintepe seguirá com a luta em defesa de todos os trabalhadores e as trabalhadoras em educação da Rede Estadual de Pernambuco.

SÓ A LUTA GARANTE DIREITOS!

Campanha Salarial Educacional 2024

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Deixe um comentário