Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Sintepe faz nova paralisação e realiza protesto em frente à Alepe

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) realizou mais uma paralisação na Rede Pública Estadual nesta terça-feira, 19 de março. A atividade, que parou escolas e locais de trabalho em todo o Estado, também contou com atos públicos em Recife, Caruaru, Palmares, Arcoverde e Petrolina no Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial, Carreira e em defesa do Ensino Médio.

O Sintepe reforçou três das principais pautas de reivindicação da categoria: Eleições Diretas para Diretor/a de Escola; o Piso Salarial com Impacto na Carreira e a completa reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

No ato público em frente à Assembleia Legislativa, professores e demais trabalhadores em educação receberam a solidariedade dos deputados Rosa Amorim, João Paulo e Doriel Barros (todos do PT). Outros deputados e deputadas enviaram assessores para acompanhar a atividade.

A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, ressaltou a necessidade da melhoria na estrutura das escolas para o fortalecimento do processo de ensino aprendizagem. “Precisamos da climatização de todas as salas de aula da rede estadual de ensino”, disse. Ela também ressaltou a necessidade da convocação dos concursados para suprir a falta de professores e professoras efetivos na rede estadual.

A vice-presidenta, Cíntia Sales, reforçou outros principais pontos de pauta da categoria como a repercussão do piso do magistério em toda a carreira e a reformulação do Plano de Cargos e Carreira. Ela ressaltou o apoio dos sindicatos da educação ao Projeto de Lei 5.230/2023, de autoria do Governo Federal, que corrige distorções implantadas nas redes estaduais de ensino pelo Governo de Michel Temer. “Ressaltamos nossa luta em favor do PL 5.230 e somos contrários ao relatório substitutivo de autoria do ex-ministro de Michel Temer e deputado Mendonça Filho”, disse.

De acordo com a CNTE, no formato substitutivo do relator, a proposta desconsidera questões essenciais trazidas na proposta do poder executivo, e que, em maioria, são oriundas da consulta pública realizada junto a estudantes, profissionais e estudiosos da educação.

Entre as reivindicações da CNTE para o projeto estão:  

I – Elevação da carga horária da formação geral básica para 2.400 horas, agregando todos os conteúdos disciplinares previstos na legislação. 

II – Oferta obrigatória da língua espanhola no ensino médio, podendo integrar o currículo do ensino fundamental a partir do sexto ano, a depender das condições estruturais dos sistemas e redes de ensino. 

III – Maior articulação entre a formação geral básica e a parte diversificada do currículo, prevendo a oferta interdisciplinar e presencial de ao menos dois percursos por unidade escolar, conforme proposto no PL n.º 5.230/23.

IV – Prioridade da oferta integrada de educação técnica profissional ao ensino médio.

V – Exclusão do notório saber do art. 61 da LDB, como forma de qualificar e valorizar a docência.

O evento também contou com a presença do presidente da CUT-PE, Paulo Rocha e de representantes de diversos Sindicatos que compõem o Fórum das Entidades Sindicais da Educação de Pernambuco.

O Sindicato tem sua primeira rodada de negociação com o Governo do Estado no próximo dia 26 de março. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Deixe um comentário