Coluna do Sintepe: Descontos nas gratificações – Falhas da administração

O Sintepe questionou a Secretaria de Educação do porquê que professores/as tiveram descontos em certas gratificações. O Sintepe pontuou ao Governo este problema e este se comprometeu em restituir os valores extras, em depósito na conta dos servidores/as que será realizado nesta e na próxima semana. Quem não receber, pode comunicar ao Sintepe.

PROFESSOR DESCONECTADO E SEM INTERNET

Assim como as pessoas fazem quando não tem interesse em algum aplicativo ou programa de computador, o Governo deixou “expirar” o programa Professor Conectado e a Conectividade sem nenhuma explicação antecipada e, nem sequer, pensar em colocar outro programa no lugar dele, antes do encerramento do atual. O programa foi fruto de muita negociação entre o Sindicato e o Governo nas últimas campanhas salariais educacionais, tanto a implementação quanto sua ampliação para analistas, administrativos e professores/as contratados/as por tempo determinado (temporários). Lembramos que diversas atividades exigidas como o SIEPE são feitas pela internet. Conectividade, hoje em dia, é condição de trabalho e é um direito que está na pauta de reivindicações do Sintepe! Estamos cobrando resolução imediata de mais este problema para a categoria!

CONCLUÍDA A PROPOSTA SOBRE AS REPOSIÇÕES DE AULAS

O Sindicato negociou os termos sobre as reposições das aulas em decorrência das paralisações da categoria no âmbito da Campanha Salarial Educacional 2023.

Entre os termos que serão enviados por ofício para as gerências regionais, estão as seguintes diretrizes e definições:

• Cada escola organize a reposição de aulas, em consonância com seu corpo docente e as diretrizes, o que significa que a definição sobre reposição será feita em comum acordo com o corpo docente e as/os trabalhadoras/es em educação da escola;
  • As atividades de reposição poderão ser realizadas 50% de maneira presencial e 50% de maneira remota, desde que se assegure a efetivação do processo de ensino e de aprendizagem do estudante;
  • Que as reposições estejam comprometidas com a vivência dos objetos de aprendizagem, que podem ser contemplados através de seminários, círculos de debate, feira de conhecimento, aulões e demais atividades;
  • Considerar os dias de efetivo trabalho escolar aqueles em que forem desenvolvidas atividades regulares, de cunho pedagógico, sob a orientação docente, programadas pela escola e incluídas no Projeto Político-Pedagógico;
  • Também, sobre as paralisações no âmbito da Campanha Salarial Educacional 2023, não haverá registro da falta na ficha funcional do professor e da professora, analistas e administrativos. Teremos até 28 de dezembro para fazer a reposição das aulas, que não deverão ser realizadas nem em feriado nem em imprensados.