Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Gabinete de Transição denuncia atraso generalizado na vacinação

Da CUT,

O grupo técnico (GT) da Saúde do Gabinete da Transição identificou atraso generalizado dos programas de vacinação executados pelo Ministério da Saúde, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Em reportagem publicada nesta terça-feira (22), o ex-ministro Arthur Chioro afirmou que o atraso não ocorre apenas na imunização contra a covid-19, mas também de outras doenças, como poliomielite, difteria e tuberculose.

“Há uma descoordenação do ministério à frente do programa nacional de imunização que é evidente, pelas baixas coberturas vacinais”, disse Chioro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona o Gabinete da Transição. “Nenhuma vacina para as crianças, bebês com menos de 1 ano hoje, tem cobertura vacinal adequada”, frisou.

Atraso em vacinação vem de falta de planejamento

De acordo com o GT da Saúde, 85 milhões de brasileiros ainda não tomaram a terceira dose contra a covid-19. O grupo deve se reunir nesta quarta (23) com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para cobrar providências. Chioro destacou que a aquisição de vacinas, entre outras obrigações, ainda é de responsabilidade do atual governo. Assim, falhas de planejamento comprometem o enfrentamento da nova onda da pandemia.

“É situação de vulnerabilidade. Falta a dose para as crianças de 3 anos em diante, não foi feita a dose de reforço das crianças acima de 10 anos. É uma situação que não dá para se dizer que é normal. Nós podíamos estar muito mais bem preparados para receber essa nova onda”, afirmou.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Deixe um comentário