Pé na Estrada! Sintepe visita Núcleo Regional Sertão Central para esclarecer dúvidas da categoria

O Sintepe realizou uma série de visitas pelos municípios cobertos pelo Núcleo Regional do Sertão Central. Foram dois dias com a realização de plenárias em quatro municípios da região, além das entrevistas concedidas às rádios da região.

Na segunda-feira (27), a Presidenta do Sintepe, Ivete Caetano e o presidente licenciado da CNTE, Heleno Araújo, foram entrevistados pelo radialista Thiago da Rádio Asa Branca FM, falando para categoria sobre os Precatórios do Fundef, a Campanha Salarial, o Valoriza Educação e outros assuntos questionados pelos ouvintes.

Ivete Caetano explicou a necessidade da visita ao Sertão Central. “Estamos felizes em estar no Núcleo Regional do Sertão Central e encontrar a categoria unida. Essa visita é de extrema importância para respondermos todas as dúvidas e sugestões e reiterarmos o compromisso estar juntos e juntas. Existem muitos questionamentos, principalmente em relação aos Precatórios e estamos aqui para esclarecer”.

A Presidenta Ivete Caetano na Plenária do Sintepe no município de Parnamirim. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

Em seguida, foi realizada uma plenária no município de Serrita, onde a categoria pode esclarecer as dúvidas que foram explicadas de maneira detalhada todos os trâmites dos Precatórios do Fundef, ação que foi conquistada pela categoria e que tem previsão de ser depositado nas contas do Governo do Estado em agosto para que se início o processo de depósito aos professores e professoras que trabalharam no Ensino Básico na rede estadual de Pernambuco, no período de 1997 a 2006, sendo ele concursado ou temporário.

Plenária do Sintepe no município de Serrita. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

A conquista gerou uma série de dúvidas e todos os questionamentos foram respondidos por Ivete e Heleno. Entre elas, foi perguntado se administrativos e analistas teriam direito aos Precatórios do Fundef.

“Os Precatórios do Fundef será recebido só pelos professores e professoras que trabalharam na rede estadual durante o período de 1997 a 2006. Não estavam incluídos outros trabalhadores da educação que só foram incluídos no Governo Lula, com a mudança da Fundef para o atual Fundeb, que inclui todos os trabalhadores da educação”, explicou Heleno.

O presidente licenciado da CNTE, Heleno Araújo, na Plenária do Sintepe no município de Parnamirim. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

À tarde, a diretoria do Sintepe concedeu outra entrevista, dessa vez para Rádio Beto Som e em seguida, foi realizada outra plenária no município de Parnamirim. Vários trabalhadores e trabalhadoras da educação participaram da reunião.

A diretora Cíntia Sales falou sobre a importância da visita e do acolhimento em que a diretoria recebeu da categoria. “A atividade de estar próximos aos núcleos regionais tem sido uma prioridade. Pois entendemos que estar na base na região metropolitana e no interior é essencial para fortalecermos um sindicato já tão atuante como o Sintepe. Por isso, ficamos sempre felizes em termos ido ao Núcleo Sertão Central – Salgueiro compartilhar com os/as companheiros/as as lutas e conquistas de todos nós que compomos o sindicato e a classe trabalhadora”.

Na terça-feira, 28 de junho, Ivete e Heleno concederam entrevista ao radialista Paulo Barbosa na Rádio Vida FM. Em seguida, mais uma plenária foi realizada, desta vez no município de São José do Belmonte, o encontro foi na Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Leão Leal e contou a presença de vários trabalhadores/as da educação.

Plenária do Sintepe no município de São José do Belmonte. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

O encerramento das atividades no Sertão Central foi no município de Salgueiro, onde novamente a categoria recepcionou a diretoria e esclareceu dúvidas sobre assuntos financeiros e políticos. Em todas as plenárias ressaltou-se a importância das visitas para a categoria.

Plenária do Sintepe no município de Salgueiro. Foto: Wanderson Pontes/ Tempus Comunicação

Estiveram presentes em todos as plenárias as/os diretoras/es Cíntia Sales (Formação Sindical e Política), Julliana Tenório (Políticas Sociais) e André Rigaud (Administrativos/as e Analistas). Além dos coordenadores regionais: Maninha Sá, Fátima Neto, Arnaldo Ferreira e Airilu Sampaio.