Sintepe realiza  II Módulo do Grupo de Estudos sobre os temas “Divisão Sexual do Trabalho” e “A Mulher e a Educação Formal no Brasil”

A Secretaria de Gênero do Sintepe realizou na tarde da última sexta-feira (10) o segundo módulo do Grupo de Estudos sobre os temas “Divisão Sexual do Trabalho” e “A Mulher e a Educação Formal no Brasil”. As/os representantes setoriais e diretoras/es do Sindicato participaram do estudo mediado pela diretora da secretaria Yara Manolaque e a economista do Dieese Maria do Carmo.

Na primeira parte, Yara fez uma síntese do texto “Tempo, mulheres e divisão sexual do trabalho”, de Maria Betânia Ávila (Revista Mátria, 2003) e debateu com as/os participantes sobre o conteúdo, que dizia respeito ao tempo do capitalismo, trabalho de mercado, trabalho doméstico e de cuidados e os papéis sociais construídos socialmente pelo patriarcado e o racismo.

Já Maria do Carmo apresentou estudos do Dieese sobre as mulheres e o mercado de trabalho com um recorte de classe, raça e gênero. Na sequência, a economista promoveu um estudo dirigido e um júri simulado do texto “Mulher e educação: a ideologia da submissão”, de Olivia Rangel Joffliy (Revista Mátria, 2004).

O próximo módulo será sobre Assédio Moral, Assédio Sexual e Violência Política de Gênero. O objetivo do grupo de estudo é capacitar as/os diretoras/es e setoriais a lidarem com essas questões que fazem parte da rotina das/dos trabalhadoras/es da educação – composto majoritariamente por mulheres – nos seus locais de trabalho.