Conselho Regional de Representantes do Sintepe amplia pauta de lutas para 2022

Conselho de Representantes do Sintepe amplia pauta de lutas para 2022

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação) realizou nas quinta (17) e sexta-feira (18) mais um Conselho de Representantes do Sindicato, reunindo cerca de 174 conselheiros, entre coordenadores e base, dos 13 Núcleos Regionais do Sindicato de todas as regiões do Estado de Pernambuco. Também participaram representantes setoriais dos 15 setores da Região Metropolitana do Recife, além da direção estadual do Sindicato.

O evento aconteceu três meses após o primeiro conselho realizado pela atual gestão, em dezembro de 2021. O objetivo do Conselho é apresentar e propor pautas urgentes de interesse da categoria, assim como trocar experiências, escutar as demandas dos núcleos regionais e apresentar as principais ações feitas do sindicato em benefício da categoria.

O evento teve início com a apresentação cultural da Batucada do Sintepe, grupo que reúne diretores/as do Sindicato e pessoas da base, com ensaios e apresentações permanentes.

Na quinta (17), as discussões iniciaram-se com uma análise sobre a conjuntura política e social no Brasil e em Pernambuco. Participaram membros de cada uma das forças políticas que dirigem o Sindicato nesta gestão.

Na segunda mesa do dia, foram debatidas questões acerca das distorções acumuladas em nosso PCCV (Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos) e como revertê-las. O presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Heleno Araújo, fez uma análise histórica de como a luta dos trabalhadores em educação em Pernambuco conquistou o plano em meados de 1998 e os problemas que se acumularam durante vários governos, a despeito de muita luta do Sindicato e de vitórias para defendê-lo ao longo desses anos. O Sintepe continua em plena Campanha pela reformulação do PCCV neste ano de 2022.

O Conselho foi retomado na sexta-feira (18) pela manhã e quando foram abordados temas importantes que surgem no dia a dia dos locais de trabalho.

A primeira mesa falou sobre Gestão Democrática, com a professora Ana Borba (Centro de Educação da UFPE) e sobre o Novo Ensino Médio em Pernambuco com a Diretora de Assuntos Educacionais do Sintepe, Marília Cibelli. A mesa contou ainda com a vice-presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Adriele Andrade.

A segunda mesa do dia teve como assunto principal a importância da abertura, no Sintepe, da Subseção do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). O Instituto vai subsidiar permanentemente o Sindicato com dados sócio-econômicos que sirvam, tanto para a formação dos dirigentes, quanto como embasamento técnico para debates e negociações com o Governo. Participaram da mesa as economistas Maria D’Oliveira e Jackeline Natal, ambas do DIEESE Pernambuco.

Após a apresentação cultural realizada pelo Professor Plínio, a terceira mesa foi iniciada para tratar dos informes jurídicos e o calendário de luta do ano, tanto do Sintepe quanto da CNTE. A assessora jurídica do Sindicato, Andrielly Gutierrez debateu sobre as principais dúvidas da categoria e orientou os dirigentes e delegados como atuar em diversas situações onde o jurídico do Sindicato deve ser acionado.

A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, falou sobre o sucesso do Conselho e informou sobre a agenda de negociações com o Governo Estadual. “Finalizamos o nosso conselho com um calendário de atividades para nossa categoria, entre elas, a discussão sobre os precatórios do Fundef”, disse, informando que já foi solicitada uma audiência com o governador Paulo Câmara sobre a questão dos precatórios do Fundef e sobre as eleições diretas para diretores/as das escolas, assim como para discutir o adiamento da Reforma do Ensino Médio implantada pelo Governo de Michel Temer e defendida pelo Governo de Bolsonaro.

O Sindicato vai avançar em sua campanha contra o assédio moral nas escolas, também revelou Ivete Caetano. “Foi um Conselho Regional de Representantes significativo e importante que colocou a nossa categoria no patamar de mobilização e de luta para o semestre que temos a seguir”, concluiu.

Mas deliberações do Conselho foi determinado o calendário de luta da categoria:

– Semana Nacional da Educação, entre 23 a 28 de abril

– CONEPE, em todo o mês de abril de 2022

– CONAPE, entre os dias 15 e 17 de julho

– Realização de Plenárias Regionais para discutir o PCCV

– Encontro dos/as Aposentados/as

– Encontro de Gênero

– Encontro dos Administrativos/as e Analistas

– Conferência Estadual de Educação do Sintepe

– Campanha contra a implementação do Novo Ensino Medio – Formação e Atividade

– Campanha Por Eleições Diretas nas Escolas

– Campanha Contra o Assédio