Sintepe participa do ato ‘pela vida de todas as mulheres e contra o bolsonarismo’

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) mais uma vez participou de ato político do 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. A manifestação aconteceu no Centro do Recife, saindo do Parque Treze de Maio e percorrendo as principais avenidas do Centro. Neste ano, o ato aconteceu de forma presencial, mas mantendo todos os cuidados referentes à pandemia do coronavírus.

O Sintepe editou um boletim especial do Dia Internacional das Mulheres, assim como produziu um podcast e uma série de publicações para as redes sociais do sindicato referentes a data.

A batucada do Sintepe animou as mulheres durante todo o protesto trazendo o som e ritmo para toda a caminhada, além de levantar palavras de ordem pelo fim da violência sexista e pela saída de Bolsonaro da presidência.

A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, falou no ato sobre a importância da data e da luta contra a fome e a invisibilidade das mulheres na política.

“Por uma sociedade sem machismo, por uma sociedade que não seja patriarcal. Essa é a nossa luta maior, para que homens, mulheres, crianças, jovens e idosos, todos estejam comprometidos com a luta pelos direitos de todas as mulheres. Lugar de mulher é onde ela quiser”, disse Ivete em discurso em frente ao Parque Treze de maio.

A presidenta do Sindicato também reafirmou o apoio do Sintepe aos professores e professoras da rede municipal de ensino do Recife, que estão em greve.

“Salve as professoras em greve. Salve as trabalhadoras em educação que nas mais de mil escolas da rede estadual e mais de dois mil escolas da rede municipal dão conta de uma educação libertadora, de uma educação não machista, de uma educação contra o feminicídio, contra o transfeminicídio e contra o racismo”, disse, parabenizando o Simpere por manter-se na luta.

Diversas parlamentares pernambucanas prestigiaram o ato como a deputada estadual Teresa Leitão, a deputada federal Marília Arraes, as codeputadas Juntas, as vereadoras do Recife Dani Portela e Liana Cirne, dentre outras.

“Meu repúdio ao machismo que impera, meu repúdio ao desrespeito contra as mulheres, em especial às refugiadas da Ucrânia, à insensibilidade dos governantes em relação a pleitos de categorias tão importantes como os profissionais de educação e de saúde. Viva às mulheres”, disse Teresa Leitão.

O presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Heleno Araújo, ressaltou que o papel dos homens é apoiar a luta das mulheres. “É muito importante nesse Dia Internacional da Mulher reafirmar essa solidariedade e estarmos nós, os homens, ao lado das mulheres, fazendo valer a luta por igualdade no mundo, em nosso país e aqui no Estado de Pernambuco”, disse Heleno.

A caminhada seguiu após encontro com outros sindicatos e movimentos sociais e percorreu as ruas do centro até o Pátio do Carmo, local que foi finalizado o evento.