A Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO) que completará 15 anos em 2014 está organizando seu X Seminário Internacional. Nesses seus quase 15 anos de existência a Rede ESTRADO vem contribuindo para o desenvolvimento do debate político e das investigações sobre o trabalho docente no contexto latino-americano por meio do intercâmbio entre os pesquisadores e as instituições as quais estão vinculados.
Estes intercâmbios incluem pesquisas e publicações conjuntas, listas de correio eletrônico, página web e, especialmente, a organização de seminários nos diferentes países em que se encontra estruturada. A realização do X Seminário da Rede ESTRADO será mais um importante marco na sua história e pretende contribuir para a disseminação do conhecimento produzido sobre a questão docente na América Latina e para o debate urgente e necessário sobre a valorização dos profissionais da educação nos diferentes países da Região.
PÚBLICO DESTINATÁRIO
Pesquisadores/as, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, sindicalistas e trabalhadores/as comprometidos/as com a pesquisa e o debate político sobre trabalho docente.
SEDE
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
EIXOS TEMÁTICOS
Eixo 1 Natureza, processos e condições do trabalho docente
Eixo 2 Regulação da carreira docente
Eixo 3 Políticas educativas e trabalho docente
Eixo 4 Formação docente: políticas e processos
Eixo 5 Os docentes nas políticas de avaliação
Eixo 6 Organização do trabalho e sindicalismo docente
Eixo 7 Saúde e trabalho docente
Eixo 8 Trabalho docente na Universidade
Eixo 9 Debates teóricos e metodológicos nas investigações sobre trabalho docente
Eixo 10 Condição docente e relações de gênero
Eixo 11 Trabalho docente e diversidade cultural
Eixo 12 Currículo e trabalho docente
COMISSÃO ORGANIZADORA
Elizeu Clementino de Souza (UNEB, Brasil) – Coordenador Local do Evento)
Dalila Andrade Oliveira (UFMG, Brasil)
Myriam Feldfeber (UBA, Argentina)
Álvaro Moreira Hypolito (UFPel, Brasil)
DATAS
Inscrição de trabalhos completos e relatos de experiência, mesas de debates e oficinas: até 25 de abril de 2014
Avaliação do Comitê Científico e publicação de resultados: até 30 de maio de 2014
INSCRIÇÃO
Valor da inscrição para expositores e participantes:
Pesquisadores/as – U$ 60 (dólares americanos) ou R$ 180,00 (cento e oitenta reais)
Professores/as de Educação Básica e estudantes – U$ 40 ou R$ 100,00 (cem reais)
A inscrição deverá realizar-se mediante o envio de formulário que se encontra disponível no sítio web da Rede ESTRADO: www.redeestrado.org
Poderão ser inscritas para apresentação no X Seminário Internacional da Rede três modalidades de trabalho:
1. Mesas de debates
2. Oficinas
3. Trabalhos individuais
NORMAS PARA APRESENTAÇAO DE MESAS DE DEBATES
As mesas de debates deverão estar vinculadas a um dos 12 Eixos Temáticos que estruturam o evento. A organização e a coordenação da mesa de debate serão de responsabilidade de um dos expositores. O primeiro autor de cada trabalho da mesa de debate deverá ser de instituição diferente e a mesa terá necessariamente que contar com participantes de pelo menos três distintos países da América Latina. Todos os participantes da mesa de debate deverão efetuar o pagamento de sua inscrição no evento.
Formatação das mesas de debates
– Os proponentes apresentarão propostas completas de mesas de debates. As propostas devem ser encaminhadas pelo coordenador da mesa de debate, que deverá criar um título pertinente para a mesa com base aos trabalhos que compõem.
– Duração dasmesas de debates: 120 minutos. A estrutura das mesas de debates deve conter: título e resumo geral com três palavras-chave; três textos completos com seus respectivos resumos dos diferentes proponentes; A apresentação de cada trabalho deverá ser sistematizada em 20 minutos. Deverão ser dedicados 30 minutos finais para debate dos trabalhos entre os participantes.
NORMAS PARA APRESENTAÇAO DE OFICINAS
As oficinas deverão estar vinculadas a um dos 12 Eixos Temáticos que estruturam o evento. A organização e a coordenação das oficinas serão de responsabilidade de um dos expositores. Os proponentes da oficina deverão ser de diferentes instituições e a oficina terá necessariamente que contar com participantes de pelo menos três distintos países da América Latina. Todos os participantes da oficina deverão efetuar o pagamento de sua inscrição no evento.
Formatação das oficinas
– Os proponentes apresentarão propostas completas de oficinas com título, resumo geral com três palavras-chave e minicurriculo dos participantes. Os resumos deverão conter até 200 palavras. As propostas devem ser encaminhadas pelo coordenador da oficina.
– Duração dasoficinas: 120 minutos.
NORMAS PARA APRESENTAÇAO DE TRABALHOS COMPLETOS
Os resumos e os trabalhos completos devem ser enviados em arquivos de acordo com as seguintes orientações: Utilizar Editor de texto Word for Windows 1997 ou posterior; Formato Papel A4 (29,7cm x 21 cm), margens de 3 cm., fonte Times New Roman corpo 12, entrelinhas de 1.5, alinhamento justificado. As páginas devem estar numeradas.
O título deve estar em maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes dos autores devem aparecer após o título, com alinhamento à esquerda, seguidos somente pela sigla da instituição de origem e e-mail dos autores.
O resumo deve ter uma extensão máxima de 200 palavras, sem notas nem referências bibliográficas e deve conter três palavras chave.
O trabalho completo deverá ter forma de artigo, com introdução do problema, desenvolvimento, conclusões e referências. O texto completo poderá ter uma extensão máxima de 15 páginas incluindo notas de pé de página, referências bibliográficas e quadros ou tabelas, se houver, devendo ser observadas as normas técnicas da ABNT.
Todos os trabalhos completos selecionados para a apresentação no X Seminário da Rede Estrado serão publicados em CD ROM inscrito com número de ISSN.
CONDIÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHO
Estar inscrito no evento;
Cada participante poderá inscrever um trabalho como autor principal e outro como coautor;
Não há número máximo de autores para um mesmo trabalho;
Em caso de trabalhos em coautoria, os coautores devem se inscrever e realizar o pagamento da taxa de inscrição;
A Rede Estrado não conta com recursos para o financiamento aos autores que apresentarão seus trabalhos e participantes de oficinas e mesas de debate.
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Por meio de um acordo com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação do Brasil (SECADI/MEC), a Rede Estrado irá selecionar 15 trabalhos, dentre os aprovados pelo Comitê Científico para apresentação no X Seminário Internacional, que terão seus autores financiados (somente um autor por texto) com passagens e diárias (no máximo três) para a participação no referido Seminário. Os 15 trabalhos selecionados deverão atender os critérios de qualidade que orientam as avaliações do Comitê Científico e ainda responderem às áreas de interesse da SECADI, conforme descritas no Anexo 1.
A finalidade do acordo firmado entre a Rede Estrado e a SECADI/MEC (Brasil) é reforçar a divulgação de pesquisas em áreas pouco consolidadas no campo acadêmico. Com este objetivo foi estabelecido um plano de trabalho que consiste no concurso de 15 trabalhos escritos, contendo resultados de estudos e pesquisas, ou sistematização de experiências relevantes, com vistas à divulgação por meio de apresentação oral no X Seminário Internacional da Rede Estrado, em agosto de 2014, em Salvador, Bahia e posterior publicação em livro organizado com os textos selecionados. A seleção última será realizada por Comissão Julgadora Específica.
ANEXO I
TEMAS RELATIVOS À SECADI A SEREM DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA APOIADA POR ESTA PARCERIA
1. A docência exercida em contexto de diversidade:
Educação do Campo, Educação Indígena, Educação das Relações Étnico-raciais, Educação em Comunidades Remanescentes de Quilombos; Educação e direitos humanos
2. A docência e a Educação do Campo
a) Educação infantil do campo: praticas pedagógicas contextualizadas, identidade profissional e formação;
b) Docência, currículo e a educação do campo;
c) O projeto político-pedagógico: como os docentes atuam na proposta e organização da escola do campo; possibilidades e limites da organização curricular por área de conhecimento.
3. Educação Indígena
a) Práticas pedagógicas de educação intercultural bilíngue e formação de professores: ensino da língua materna e da oficial nas escolas indígenas em diversos níveis e modalidades;
b) Práticas pedagógicas de EJA em comunidades indígenas: uso das línguas (materna e oficial) e incorporação dos saberes tradicionais no currículo de EJA indígena;
c) Práticas pedagógicas na educação infantil em escolas indígenas
4. Educação das Relações Étnico-raciais e Educação em Comunidades Remanescentes de Quilombos
a) Representações sociais das Relações Étnico-raciais entre professores, diretores e profissionais da educação;
b) Práticas pedagógicas da educação das relações Étnico-raciais na educação infantil;
c) Formação de professores para a educação das relações Étnico-raciais;
d) Práticas pedagógicas para a valorização da história da comunidade em quilombos;
e) Práticas pedagógicas em alfabetização e EJA em comunidades quilombolas;
f) Estudos sobre a prática docente nas comunidades de quilombos;
g) Estudo das condições educacionais das escolas nas comunidades, o trabalho docente e sua relação com rendimento escolar;
5. Educação em Direitos Humanos
a) Formação de professores para a educação em direitos humanos e para o reconhecimento da equidade de gênero e da diversidade sexual;
b) Práticas pedagógicas para a promoção da educação em direitos humanos, dos direitos de crianças e adolescentes e para o reconhecimento da equidade de gênero e da diversidade sexual;
c) Práticas pedagógicas para enfrentamento das condições de pobreza e exclusão (vulnerabilidade sócio-econômica)
d) Experiências de estratégias pedagógicas de educação em direitos humanos nas escolas e seus impactos no ambiente escolar e na aprendizagem;
e) Práticas pedagógicas de promoção de direitos humanos na EJA.
6. Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
a) Formação inicial e continuada de professores em educação especial na perspectiva inclusiva;
b) Trabalho docente e educação digital inclusiva – acessibilidade aos recursos de tecnologia de informação e comunicação na escola.
7. Gênero e Diversidade Sexual na Educação
a) Práticas pedagógicas que promovam a problematização e a desconstrução de estereótipos de gênero nas diversas etapas e modalidades;
b) Práticas pedagógicas que incentivem o respeito a todos, em particular à população LGBT;