A partir de 2012, a UPE vai dar nota às unidades de ensino médio do Estado que participaram dos três anos da avaliação seriada.
Veículo: Jornal do Commercio
Editoria: Cidades
Data: 06.11
Margarida Azevedo
Como acontece com os estudantes que têm boletins com suas notas, as escolas do ensino médio de Pernambuco vão receber, a partir do próximo ano, um diagnóstico com o desempenho dos seus alunos no Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE). O SSA é o vestibular aplicado três vezes para o mesmo candidato, ao término das três séries do ensino médio. O objetivo da universidade, ao disponibilizar o resultado de cada instituição, é contribuir para a melhoria da educação básica, já que elas terão como identificar em quais áreas foram bem e em quais precisam melhorar.
“Não é interesse da UPE fazer ranking das escolas. O que pretendemos é provocar mudanças na educação de Pernambuco”, enfatiza o reitor Carlos Calado. ”Fazer ranking é ir de encontro à proposta do sistema seriado. O SSA é uma avaliação continuada, que envolve todo o ensino médio. Queremos que escolas, famílias e alunos percebam a importância de avaliar o desempenho ano a ano e verificar sua evolução. Tanto que a divulgação desse diagnóstico ficará restrita ao ambiente escolar”, complementa a pró-reitora de graduação da UPE e presidente da comissão de vestibular, Izabel Avelar.
As provas do SSA serão aplicadas nos próximos dois fins de semana para 47.517 candidatos. Domingo e segunda-feira (dias 13 e 14) haverá testes para os alunos dos primeiros e segundos anos do ensino médio. Na semana seguinte, dias 20 e 21, é a vez dos estudantes dos terceiros anos. Para este ano, são 716 vagas no SSA (20%) e 2.287 (80%) no vestibular tradicional. A partir de 2014, serão 40% para o SSA e 60% para o modelo tradicional. Vale lembrar que apenas no último ano do SSA o candidato escolhe o curso e, caso aprovado, ingressa na universidade. O exame seriado foi implantado na UPE em 2008. Os primeiros vestibulandos classificados neste formato de avaliação começaram a estudar este ano, uma vez que realizaram as provas nos anos de 2008, 2009 e 2010.
A previsão é que o resultado de cada colégio seja liberado em meados de 2012. Neste primeiro ano, a UPE vai observar o comportamento apenas dos alunos das primeiras séries, que iniciarão, agora em 2011, mais um ciclo da avaliação seriada. Em 2012, entrarão nesse diagnóstico as notas dos candidatos dos segundos anos e a partir de 2013 também os dos terceiros anos. Uma mudança nas regras do SSA (e também do vestibular tradicional) que corrobora com a lógica de avaliar todo o ensino médio e não apenas uma série é a extinção das disciplinas específicas. No entendimento da UPE, os vestibulandos devem ser avaliados de forma igualitária, por isso não há como estabelecer qual área do conhecimento é mais relevante que a outra.
Outra novidade é a retirada de questões de proposições múltiplas (mais conhecidas pelos estudantes como verdadeiro e falso). Na UPE, até o ano passado, uma alternativa marcada errada anulava uma alternativa certa. “Isso penalizava o acerto, o que não cabe pedagogicamente. Queremos ressaltar as habilidades e competências do candidato”, destaca a professora Vitória Ribas, membro da comissão de vestibular.
O reitor Carlos Calado gostaria que outras universidades de Pernambuco adotassem o exame seriado, por acreditar que a avaliação em três anos interfere na melhoria da qualidade do ensino. A pró-reitora acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Cabral, informa que não há perspectiva de adesão ao vestibular seriado na UFPE.
SINDICATO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
Fundado em 26 de março de 1990
SEDE PROVISÓRIA
Rua João Fernandes Vieira, 43 – Boa Vista Recife/PE | CEP 50050-215
SEDE PRÓPRIA EM REFORMA
Rua General José Semeão, 39 – Santo Amaro Recife/PE | CEP: 50050-120
Fones: (81) 2127.8866 / 2127.8876
SEDE PROVISÓRIA
Rua João Fernandes Vieira, 43 – Boa Vista Recife/PE | CEP 50050-215
SEDE PRÓPRIA EM REFORMA
Rua General José Semeão, 39 – Santo Amaro Recife/PE | CEP: 50050-120
Fones: (81) 2127.8866 / 2127.8876