Trabalhadores mantêm estado de greve e governo marca nova mesa de negociação específica para esta segunda-feira (26)
Os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino aprovaram, hoje (22), a manutenção do estado de greve. A decisão foi tomada em Assembleia Geral no Teatro Boa Vista, no Recife, após um importante debate sobre a última mesa específica de negociação. Na próxima Assembleia Geral, agendada para o dia 27, a categoria definirá a possibilidade de iniciar uma greve, caso o governo insista em não apresentar uma proposta financeira concreta à categoria. Uma nova mesa específica de negociação foi remarcada para esta segunda-feira (26).
Com base nessa informação, os trabalhadores debateram a importância de deflagrar greve diante desse cenário e lançaram três propostas. A primeira proposta consistia em manter o estado de greve e, após a reunião com o governo, avaliar os rumos da Campanha Salarial Educacional 2018; a segunda tinha como objetivo decretar greve hoje e deflagrá-la na segunda-feira (26); e a terceira sugestão falava sobre decretar greve hoje e deflagrá-la na terça-feira (27).
A maioria dos trabalhadores definiu pela primeira proposta, levando em consideração o argumento que uma greve deve ser aprovada em último caso, quando não há mais possibilidade de diálogo. “A categoria está mobilizada e se encontra em estado de greve. Estamos em uma crescente em relação à mobilização e continuaremos com esse movimento podendo decidir por uma greve nos próximos dias”, afirmou Melo, Presidente do Sintepe.
Como ponto positivo da mesa de negociação, a direção sindical repassou a informação que o governo concordou com a análise jurídica do Sintepe em relação ao prazo limite para reajuste salarial estabelecido pela Lei Eleitoral e reconheceu que o governo está em débito com a categoria.
Sobre o prazo de implantação do reajuste, o governo externou que seguirá os parâmetros utilizados em 2016 e 2017 e que a concessão do reajuste não deverá passar de dezembro deste ano. Como resposta, o sindicato colocou para o governo que a data de implementação da lei que reajusta os vencimentos dos trabalhadores precisa avançar em relação ao ano de 2017, concedido em outubro. O Sintepe reafirmou assim a sua luta em conquistar o reajuste no mais tardar até setembro.
O sindicato pontuou ainda que o reajuste de 6,81% deve ser estendido a todos os profissionais da educação e que esse percentual deve repercutir em toda a carreira, incluindo assim aposentados, professores contratados por tempo determinado, analistas e funcionários administrativos e professores. Como deliberação, a Assembleia definiu que o Sintepe deverá apoiar, através de doações, a ocupação do MTST, que está acontecendo na Praça do Diário, no Recife.
Homenagem – A vereadora Marielle, assassinada no último dia 14, foi homenageada pelo Sintepe durante Assembleia Geral através de um poema escrito pelo diretor João Alexandrino. O texto falou sobre o reconhecimento da sua luta da vereadora e que da importância de continuar erguendo essa bandeira. O Presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, homenageou sua companheira de partido (PSOL) e afirmou que a vereadora será sempre lembrada por sua garra. O sindicalista, em nome do Sinpol, prestou ainda solidariedade em relação às reivindicações e iniciativas do Sintepe e cobrou do governo o cumprimento da promessa de campanha de dobrar o salário dos professores. Como deliberação, a Assembleia definiu que o Sintepe deverá produzir uma Moção exigindo investigação sobre a morte de Marielle Franco e de Anderson Gomes, seu motorista.
Calendário de Mobilização:
Mesa de Negociação Específica
Segunda-feira (26)
Secretaria de Administração, às 16h.
Assembleia Geral
Terça-feira (27)
Teatro Boa Vista, às 14h.
Informes:
IPSEP
Severina Porpino, assessora da Secretaria para Assuntos dos Aposentados, repassou que o governo se comprometeu em acelerar a causa do IPSEP. Neste início de ano, o juiz se tornou desembargador e a causa voltou a parar na Justiça. Em mesa de negociação, o governo prometeu marcar uma reunião com Antônio César Caúla Reis, Procurador Geral de Pernambuco, para que essa situação seja resolvida o mais rápido possível. O Sintepe ganhou em todas as instâncias uma ação que pede a devolução dos valores descontados dos trabalhadores.
Sassepe
Floretina Cabral (Morena), Presidenta da Assepe, repassou à categoria que, nesta quarta-feira (28), a Assepe receberá do governo os dados acerca dos beneficiários com dois vínculos e que têm descontos duplicados no contracheque. Com essa informação, a Assepe agendará uma plenária para discutir o tema. Uma informação positiva é que seis agências do Sassepe acabam de receber novas cadeiras de dentistas, um avanço em relação à luta por melhoria da infraestrutura e atendimento. A Assepe reafirmou ainda sua cobrança para que o governo retome a discussão sobre a reestruturação financeira do Sassepe.
Fórum dos Servidores
Paulo Rocha, vice-presidente da CUT e coordenador do Fórum dos Servidores, relembrou o Dia Estadual de Mobilização dos Servidores Públicos e reiterou a luta dos trabalhadores em conquistar o reajuste salarial. De acordo com Paulo Rocha, apenas cinco sindicatos conseguiram agendar mesas específicas de negociação neste ano. O governo tem insistido em empurrar a discussão salarial para o segundo quadrimestre de 2018.
Fotos: Agência JC Mazella