Nietzsche, Kant, Descartes e Platão foram alguns dos grandes nomes que ilustraram o primeiro momento do 3° Encontro Estadual de Filosofia e Sociologia, realizado na manhã desta terça-feira (26), no auditório do Sindsep, bairro da Boa Vista.
A vice-presidente do Sintepe, Antonieta Trindade, a deputada e presidenta da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado, Teresa Leitão, e o coordenador geral do Sindsep e presidente da CUT-PE, Sérgio Goiana, abriram o evento destacando a importância de debater os temas entre a categoria.
O espaço estava lotado por trabalhadores em educação da rede estadual que questionaram, dentre outros pontos, a forma que as disciplinas estão dispostas na educação básica, a falta de capacitação e programas de formação continuada para os profissionais da área, a desatulização e complexidade do material didático disposto para as matérias, já que o livro utilizado atualmente foi elaborado em meados da década de 1980.
A frase”A Filosofia é uma terapia porque me ajuda a ser angustiado e feliz” , do poeta Fernando Pessoa, foi uma declaraçõess colocadas pelo professor e doutor em Filosofia, Sérgio Ramos, que procurou durante sua apresentação, relacionar o estudo do saber com as circunstâncias comuns a qualquer ser humano, como a angústia e o medo.
O docente ainda explicou que o modelo capitalista possibilitou o surgimento de necessidades de consumo as quais levam a pessoa à situações extremas, a exemplo de doenças como a depressão. “Nós temos vontade de filosofar, mesmo quando estamos cansados de pensar”, ressaltou.
Durante o debate, o público também cobrou posturas mais democráticas por parte dos governantes já que a própria filosofia apregoa o exercício de questionar. “Essa troca de reflexões com as pessoas é muito significativa”, analisou o palestrante.
Para a diretora do Sintepe, Simone Ferraz, o principal resultado do encontro é a criação do Fórum Permanente de Estudo para o Ensino da Filosofia e Sociologia do Sinetepe. “Essa é uma importante iniciativa que vai além do encontro, envolvendo a categoria, instituições e sindicatos de educação”.
Foto: Agência JC Mazella