Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Trabalhadores em educação conquistam vacinação contra Covid-19, confira a documentação necessária para o seu agendamento

Os trabalhadores/as em educação conseguiram o direito à vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco. A luta pela vida venceu mais uma vez. Profissionais de escolas públicas e privadas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e do ensino superior podem realizar o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. A documentação pode variar de acordo com a prefeitura do respectivo município.

No Recife, ao realizar o cadastro, deve-se anexar a Declaração de Vínculo, no modelo disponibilizado pela Secretaria de Educação do Recife, assinado pelo responsável indicado pela sua instituição. A mesma declaração original deve ser apresentada no Centro de Vacinação, junto com documento de identificação oficial.

A documentação básica solicitada pelos municípios pernambucanos geralmente é formada por documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, etc), comprovante de residência e comprovante de vínculo com a instituição de ensino.

Resistência

O Governo do Estado já oficializou a vacinação dos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização através do Diário Oficial de Pernambuco, para trabalhadores em educação. A informação consta na  edição nº102 desta sexta-feira, 28 de maio de 2021.Trabalhadores/as que enfrentarem resistência por parte das prefeituras no interior do estado devem pressionar a administração municipal para garantir a imunização.

Greve Pela Vida

Em greve desde 19 de abril, os/as trabalhadores/as em educação lutam pelo direito de viver e contra o risco de contrair covid-19 dentro do ambiente escolar. A categoria continua trabalhando através de aulas remotas. A inclusão da categoria no cronograma de vacinação é uma vitória de todos e todas em meio a crise sanitária causada pela proliferação do coronavírus em todo o país.

Carreata Pela Vida realizada pelo Sintepe na Zona Sul do Recife

As mobilizações lideradas pelo Sintepe desde outubro do ano passado têm alertado à população sobre os perigos do retorno às atividades presenciais na rede pública de ensino em plena pandemia. Durante todos esses meses, o Sintepe fez duas greves pela vida, em outubro de 2020 e a atual, que foi deflagrada em 19 de abril de 2021, ambas questionadas na Justiça pelo Governo do Estado com a imposição de multas milionárias para calar o Sindicato.

Campanha pela vida dos trabalhadores em educação de Pernambuco

O Sindicato também promoveu intensa campanha midiática de denúncia e de alerta. Campanha de mídia externa com placas outdoors em todo o estado em diversos momentos, outbuses, painéis de LED no Recife, programada em rádios de todo o Estado e nas principais redes de televisão e uma intensa pauta de bicicletas e carros de som em frente às escolas.

Comissão da #GrevePelaVida em ato na sede do Governo de Pernambuco

Além disso, a própria diretoria do Sindicato se arriscou por uma dezena de vezes fazendo dois protestos em frente ao Palácio do Campo das Princesas em novembro, um protesto em frente à Assembleia Legislativa em dezembro e outros, um protesto em frente à Secretaria de Educação em março e dois protestos, novamente, em frente ao Palácio do Campo das Princesas. Também realizou quatro carreatas pela, sempre denunciando o ambiente de perigo e morte ao qual os/as Trabalhadores/as em Educação estavam sujeitos por decisão do Governo do Estado.

Na semana em que o Brasil chegou a 450 mil vidas perdidas para a doença, a vacinação dá um suspiro de esperança por dias melhores. Sintepe na luta!

Compartilhar

Deixe um comentário