Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Trabalhadores em Educação aprovam Greve Geral em Assembleia

Durante Assembleia, os trabalhadores em Educação construíram também um calendário de mobilizações e a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial Educacional 2017.
Nesta quarta-feira (22), o Sintepe realizou mais uma Assembleia Geral dos Trabalhadores em Educação no Teatro Boa Vista, no Recife. O local estava cheio e com representantes dos segmentos dos professores, analistas, funcionários administrativos e aposentados.
Antes do início da atividade, o Sintepe exibiu vídeos informativos sobre a Reforma da Previdência proposta pelo governo Federal e que estabelece para professores e professoras a extinção da aposentadoria especial, o aumento da idade mínima para aposentadoria especial e o aumento no tempo de contribuição para 49 anos.
Fernando Melo, Presidente do Sintepe, iniciou a Assembleia explicando à categoria que, neste ano, o sindicato mudará sua postura diante das atividades sindicais. A mudança tem como objetivo enquadrar o movimento sindical dentro da decisão da legislação atual. A atitude visa garantir que a categoria não seja prejudicada. Após essa explicação, o edital de convocação para a Assembleia Geral foi lido para os educadores e a reunião iniciada.
Paulo Rocha, diretor do Sintepe, informou que a primeira reunião da mesa de negociações geral foi marcada pelo governo depois de muita reivindicação e pressão. A mesa de negociação geral será realizada nesta sexta-feira (24), um dia antes do Carnaval. O Sintepe se fará presente com a seriedade e energia redobrada.
Paulo Rocha avisou ainda da sua participação de uma reunião realizada ontem (22) com a Secretaria de Administração para discutir o Sassepe. Por anos, o governo tem deixado o Sassepe à deriva, e os trabalhadores reivindicam que o governo cumpra o seu compromisso com o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco.
Jair Santana, diretor do Sintepe, solicitou que o sindicato produzisse uma nota de repúdio à postura truculenta da Polícia Militar para com os movimentos sociais e uma nota de apoio aos trabalhadores da empresa de segurança privada que foi roubada recentemente. Nesta terça-feira (21), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) participavam de uma manifestação no bairro do Derby, no Recife, quando foram surpreendidos com balas de borracha. Na segunda-feira (20), o estado viu uma empresa de segurança privada ser assaltada. A polícia não conseguiu prender nenhum bandido durante o roubo e nem conter a ação criminosa, mas os trabalhadores foram punidos e oitos profissionais e o advogado foram detidos.
Depois dos informes, a mesa chamou Heleno Araújo para dialogar com os educadores. Recentemente, Heleno Araújo foi eleito presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Durante sua fala, Heleno explicou os motivos que levaram a categoria abraçar a Greve Geral contra a Reforma da Previdência e pelo cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional. “Os trabalhadores em Educação têm um índice de adoecimento de 33%, imagina essas pessoas que estão próximas de se aposentar tiverem que prolongar ainda mais o seu período em sala de aula. Se a reforma da Previdência passar, teremos uma geração destruída”, acrescentou.
Logo após sua fala, a Greve Geral e o calendário de mobilizações foram aprovados pelos trabalhadores, que construíram ainda a Pauta de Reivindicação da Campanha Salarial Educacional 2017. Durante a Assembleia, a categoria fez o seus destaques, supressões e inserções no documento que será divulgado em breve. Entre os pontos da pauta de reivindicação está o reajuste da Lei do Piso que em 2017 foi de 7,64%.
Calendário de Mobilização – Março
08/03 – Passeata do Dia Internacional da Mulher e Debate sobre a Reforma da Previdência
15/03 – Início da Greve Geral contra a Reforma da Previdência e pelo Cumprimento da Lei do Piso Salarial

15/03 – Assembleia Geral do Sintepe
17/03 – Ato Unificado contra a Reforma da Previdência e pelo Cumprimento da Lei do Piso Salarial
20/03 – Assembleia Geral do Sintepe

Compartilhar

Deixe um comentário