Os trabalhadores e trabalhadoras em educação participaram do #24JForaBolsonaro, na manhã deste sábado. A manifestação também aconteceu em diversos pontos do estado através dos Núcleos Regionais do Sindicato. No Recife, o ato teve início às 9h30 da manhã na Praça do Derby, região central da capital pernambucana. Por volta das 11h, os manifestantes seguiram em caminhada pela Avenida Conde da Boa Vista. Representando a categoria, a diretoria do Sintepe se uniu aos integrantes do Sinproja para a caminhada.
O Sintepe é a favor da saída do presidente negacionista e genocida, Jair Bolsonaro, da gestão executiva do país. “Aqui tem luta, aqui tem educação. A educação tem que libertar. Educação é cidadania. Paulo Freire nos ensina que o papel dos educadores é na luta pela democracia, escolas públicas de qualidade e inclusão social. Viva Paulo Freire!”, enfatizou a presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, ao discursar durante o ato.
Ivete também destacou o papel da educação na luta contra a desigualdade social. “Precisamos também seguir na luta por mais renda para os mais pobres. Então, vamos marchar pelos que não têm escola, comida ou onde morar. Viva a educação, a luta e ao Sintepe”, declarou a presidenta.
Dentre as reivindicações dos manifestantes, uma pauta importante é a luta contra a aprovação da PEC 32, que quer destruir o serviço público no Brasil, precarizando as relações de trabalho ao tirar a estabilidade dos servidores e servidoras públicos/as, além de acabar com o concurso público no país. A PEC é um atentado à democracia e abre espaço, ainda mais, para a prática de corrupção e peculato.