Só com pressão se conquista respeito
Publicado nos jornais nos dias 23 e 24 de maio
A direção e a base da categoria dos Trabalhadores em Educação da rede estadual de ensino conquistaram mais três vitórias: a redução do percentual de pagamento do vale transporte, o vale alimentação para os Professores (reivindicação antiga da categoria) e a possibilidade de revisão do Plano de Cargos e Carreira (PCC) com readequação da estrutura remuneratória.
As conquistas chegam como frutos da pressão exercida por todos nós sobre a medida unilateral do Governo do Estado estabelecida na catastrófica Lei Complementar n. 154/10 (LC 154), que alterou dispositivos do Plano de Cargos e Carreira prejudicando, mais uma vez, aposentados e ativos, ao reduzir os valores salariais da grade de vencimentos. Porém, não são suficientes para resolver os problemas da categoria.
Precisamos manter a mobilização. Temos o objetivo de recompor o nosso PCC, evitar que os Trabalhadores em Educação ativos e aposentados continuem sendo prejudicados. Assim, a revisão do PCC deve considerar o trabalho já concluído na Comissão Paritária antes de dezembro de 2009. Vale lembrar, que os aposentados têm sofrido bastante com os equívocos colocados pelo governo, inclusive, tendo congelamento salarial.
Por isso, é de fundamental importância a participação de cada um, de cada uma, de todos e todas nas atividades convocadas pela direção do SINTEPE. Sigamos firmes na luta, com participação, criatividade e perseverança, que são os atributos necessários para exigirmos respeito e avançarmos nas conquistas da nossa categoria, continuando mobilizados e ao mesmo tempo abertos à negociação.