Sintepe visita Barreiros e ajuda vítimas das enchentes
Além das lutas por melhorias salarial, na infraestrutura das escolas, nas condições de trabalho, o Sintepe é uma entidade preocupada também com as pessoas.
O relógio passava das 8h do último sábado, dia 3, quando os diretores do sindicato, Roza Pedra Rica, Paulo Barros e Paulo Rocha, saíram da entidade. Roupas, colchonetes, água mineral, materiais de limpeza, de higiene pessoal foram levados para ajudar às vítimas das enchentes de Barreiros. Semana passada, representantes da entidade foram a Palmares.
São mais de 90km de Recife a Barreiros. Só entra na cidade, morador, ou, para atender a solidariedade individual. Carros e motos circulam com dificuldade, os prédios públicos e as escolas foram atingidos pelas enchentes, muita gente está desabrigada, as ruas estão cheias de água e lixo. O cenário evidencia a tragédia ocorrida há poucos dias. A funcionária da Regional Sintepe-Barreiros, Severina Isabel destaca “Está todo mundo assustado e o inverno mal começou. A ação governamental é uma questão de urgência”. Segundo a sindicalista, são necessárias políticas públicas. A saúde também deve ser tratada com prioridade, faltam vacinas e transportes para deslocar as pessoas para outras cidades.
Quem mora na zona rural de Barreiros está desassistido. A cidade tem uma população de mais de 40 mil habitantes. Dois rios cortam Barreiros, o Una e o Carimã, esse último, passa por trás da sede do Sintepe-Barreiros. A água chegou a 4m de altura. No dia da enchente, as funcionárias da entidade conseguiram salvar arquivos, birôs, computador e impressora.
As doações arrecadadas pelo Sintepe deixam claro o diferencial da entidade sindical. A sindicalista Roza Pedra Rica pontua “Nos preocupamos com a questão social, o lado humano. A gente tenta sempre ajudar quem precisa”. O material arrecadado foi entregue a funcionária da entidade, em Barreiros, Severina Isabel, que prioriza a distribuição das doações para os desempregados e desabrigados. Severina finaliza “Muita coisa deveria estar pensada e implementada porque são mais de 15 dias nessa situação”.
O Sintepe lembra que as doações ainda podem ser feitas na sede da entidade, localizada na Rua General Semeão, n° 39, Santo Amaro, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Devido à grande quantidade de roupa doada, existe uma necessidade maior por produtos higiênicos, de limpeza e água mineral. Solidariedade é a palavra de ordem neste momento. Colabore com as vítimas das enchentes. Mais informações pelo telefone 2127 8852/8853.
Fotos: Roza Pedra Rica e Severina Isabel
SINDICATO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
Fundado em 26 de março de 1990
SEDE PROVISÓRIA
Rua João Fernandes Vieira, 43 – Boa Vista Recife/PE | CEP 50050-215
SEDE PRÓPRIA EM REFORMA
Rua General José Semeão, 39 – Santo Amaro Recife/PE | CEP: 50050-120
Fones: (81) 2127.8866 / 2127.8876
SEDE PROVISÓRIA
Rua João Fernandes Vieira, 43 – Boa Vista Recife/PE | CEP 50050-215
SEDE PRÓPRIA EM REFORMA
Rua General José Semeão, 39 – Santo Amaro Recife/PE | CEP: 50050-120
Fones: (81) 2127.8866 / 2127.8876