A presidenta do Sintepe Ivete Caetano e o vice-presidente Ronildo Oliveira, participaram na manhã desta segunda-feira (24), do Fórum de Discussão sobre Violência nas Escolas, promovido pela Secretaria de Educação e pela Secretaria de Defesa Social, na reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE).
Ivete aproveitou a ocasião para ressaltar reivindicações do Sintepe para ajudar no combate à violência nas escolas, como a aplicação da Lei 13.935/2019, que determina que as redes públicas de educação básica de todo o país contem com serviço social e de psicologia em equipes multiprofissionais com o objetivo de atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação. A gestão democrática dentro das escolas, com eleições diretas para diretor/a e a volta dos grêmios estudantis também foi ressaltada
O vice-presidente do Sintepe, Ronildo Oliveira, propôs o movimento de cultural de paz nas escolas e atribuiu os recentes atentados nas escolas brasileiras à política armamentista, de governos extrema-direita. “O Brasil e os Estados Unidos são os países em que esses tipos de ataques vem acontecendo dentro das escolas, muito em função, dos últimos governos armamentistas que governaram esses países nos últimos anos”.
No evento, o Governo de Pernambuco firmou compromisso com o plano, elaborado pelo Ministério da Educação, em conjunto com as secretaria estaduais e municipais, que busca cessar a violência nas escolas, com recursos distribuídos pelo MEC para o fortalecimento do combate às violências nas escolas.