O encontro reuniu entidades filiadas à Confederação para discutir a organização do movimento educacional diante da conjuntura nacional
O Sintepe marcou presença nos dias 21 e 22 de março no Conselho Nacional de Entidades (CNE), promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) em Brasília. O encontro reuniu entidades filiadas à Confederação para discutir a organização do movimento educacional diante da conjuntura nacional.
O primeiro dia do evento foi marcado por uma homenagem ao presidente da CNTE, Heleno Araújo, que recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no último dia 17 de março. Além disso, o encontro trouxe uma análise aprofundada sobre a conjuntura política global, destacando o papel dos Estados Unidos na história da América Latina e a importância de levar esses debates para as salas de aula.
Outro ponto central discutido foi o desvio de recursos públicos da educação para o setor privado e a precarização do trabalho docente, com o aumento de contratos temporários e terceirizados em detrimento de concursos públicos e da valorização dos profissionais da educação.
No segundo dia, a reunião focou na proposta de reformulação da Lei do Piso Salarial do Magistério, que está em debate no Fórum Permanente de Acompanhamento da Política do Piso. Também foi discutida a importância da realização de seminários nas câmaras legislativas e assembleias estaduais, além da adesão da CNTE ao calendário de mobilizações da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a realização do 35º Congresso da CNTE, que acontecerá entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2026, em Brasília.
Representando o Sintepe, estiveram presentes a presidenta Ivete Caetano, a vice-presidenta Cintia Sales e as diretoras Marília Cibelli e Professora Li.















