Com 60 delegados e delegadas, o Sintepe participou calorosamente dos três dias do 16º Congresso Estadual da CUT Pernambuco (CECUT). O evento ocorreu durante os dias 02, 03 e 04 de agosto, no Centro de Formação e Lazer (CFL), bairro da Guabiraba/Recife.
Mais de 300 delegados e delegadas do 16º Congresso Estadual da CUT Pernambuco (CECUT) “40 anos, Lutas, Direitos e Democracia que Transformam Vidas!”, elegeram nesta sexta-feira (04/08)), em chapa única, com representação expressiva dos principais ramos, além de respeito à paridade entre homens e mulheres, a nova direção Estadual da CUT para o mandato de 2023/2027.
Destacamos os representantes da educação que integram a diretoria da CUT Pernambuco. Além do presidente reeleito professor Paulo Rocha, o Secretário de Comunicação, Paulo Ubiratan, a Secretária da Mulher Trabalhadora, Jorgiane Araújo e a Diretora Yanna Rocha.
Para a presidência da entidade foi reeleito, por unanimidade, o professor de história Paulo Rocha. A vice-presidência será ocupada ela agricultora familiar e diretora de Jovens e Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Caetés, Uedislaine de Santana. Outras lideranças do campo e da cidade compõem a nova diretoria da maior central sindical do país. A secretaria-geral será conduzida novamente pelo metalúrgico Hélcio Alfredo.
O presidente reeleito Paulo Rocha expressou seus agradecimentos a todos os delegados, delegadas, convidados e o pessoal de apoio que participaram do 16º CECUT pela qualidade dos debates e deliberações realizadas durante os três dias de Congresso. Para ele, foi um congresso de muita emoção, porque lembrou da perda de mais de 700 mil pessoas mortas pela Covid-19.
“Nesse período a CUT-PE não saiu da luta. Esteve com os movimentos sociais, fizemos atos simbólicos e on-line, além de reflexões e reuniões. Mas, não saímos das ruas. Em maio de 2020, entregamos alimentos com o saudoso Luiz Lourenzon junto ao MST. Com os movimentos sociais estivemos em diversas manifestações. Marcante para gente participar da luta “Comida no Prato, Vacina no Braço” e a gente ver dois trabalhadores perderem suas visões, quando eles sequer estavam na mobilização”, pontuou.
Ele enfatizou que a CUT resistiu à política do negacionismo, a politica da morte, lutou pela reconstrução da democracia. Democracia não é apenas votar. “Queremos mais. O nosso congresso ratificou essa luta pela melhoria dos serviços públicos que a sociedade merece. Contra privatização que entrega o patrimônio público nacional de graça, de mão beijada para a iniciativa privada”, assinalou.
Em defesa de uma sociedade com plena distribuição de renda, pleno emprego, que os jovens com idade de estudar, só estude. Paulo Rocha completou: “ Que todo mundo tenha direito a alimentação, com três refeições diárias. Queremos uma sociedade diferente, onde se tenha respeito e não violência notadamente contra os negros, as mulheres e o povo LGBTQIA+, Uma sociedade onde a Fraternidade reine. Isso que discutimos aqui. Mais do que nosso plano de lutas. Lutaremos para construir uma sociedade justa, fraterna e igualitária” enfatizou.
Diretoria Executiva da CUT-PE 2023-2027:
Presidente
Paulo Rocha
Vice- Presidenta
Uedislaine de Santana
Secretaria Geral
Hélcio Alfredo
Secretaria de Finanças e Administração
Teresa Souza
Secretaria de Comunicação
Paulo Ubiratan
Secretaria de Relações do Trabalhador
Sheila Lima
Secretária da Mulher Trabalhadora:
Jorgiane Araújo
Secretaria de Formação
Ana Izabel
Secretaria de Organização Sindical
Eduardo Albuquerque
Secretaria de Saúde do Trabalhador
José Carlos Tavares,- Carlão
Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos
Maria das Neves (Nevinha)
Secretaria de Combate ao Racismo
Gilson de Goz
Secretaria de Movimentos Sociais
Luciana Maria
Secretaria de Cultura
Andréa Batista
Secretaria de Assuntos Jurídicos
Antonio Xavier
Secretaria de Meio Ambiente
Antônio Bernardino (Sassá)
Secretaria de Juventude
Evanilson Leite