Sintepe participa de Plenária sobre democratização da comunicação

O Sintepe participou no último dia 19, da Plenária Regional Pernambuco promovida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), na sede do sindicato. O tema abordado pela mesa e transmitido pela plataforma Meet foi “Os desafios da democratização da comunicação em Pernambuco”.

A Plenária foi realizada com o objetivo de reacender o debate e a organização da democratização da comunicação no estado. Além disso, o momento serviu como preparação para a 25ª Plenária Nacional do FNDC, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho, em São Paulo.

Presente no encontro, a vice-presidenta do Sintepe, Cintia Sales pontuou a mudança de chave que o sindicato deu na busca pela inclusão de toda a categoria.

“Como é que a gente quer defender esse sindicalismo, que é tão atacado? Usando as estratégias de comunicação. A gente conseguiu sair da nossa bolha, e consequentemente falar para fora. O Sintepe fez esse movimento muito bem feito quando renovou com o recorte etário, com o recorte de gênero e com o recorte de raça, mas a gente percebe que ainda temos um amplo espaço pela frente”.

Já em sua fala, Paulo Rocha, presidente da CUT-PE destacou a importância de alcançar os jovens para se engajarem no meio sindical.

“Discutindo um projeto de comunicação para todo Pernambuco, talvez, no mesmo programa, a gente tem que fazer com dois, três tipos de linguagens para atingir um máximo ao público. Temos uma idade relativamente alta no movimento sindical, e a gente precisa conquistar a juventude, para ativar a juventude”.

Participaram do evento: Juliano Domingues, presidente da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), pesquisador do CNPq e professor da UPE e da Unicap; Paulo Rocha, presidente da CUT-PE; Admirson Medeiros (Greg), secretário de Economia Solidária da CUT Nacional; Paulo Ubiratan, secretário de Comunicação da CUT-PE, além de diversos sindicalistas.