O Sintepe lotou na manhã de hoje (18), o Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco com coordenadores/as dos núcleos regionais do Sintepe, representantes setoriais e direção estadual para o lançamento da Etapa Estadual da Conferência Nacional Extraordinária de Educação em Pernambuco. A presidenta Ivete Caetano representou o Sintepe e a Educação Cutista na Mesa.
O debate foi coordenado pelo Fórum Estadual de Educação de Pernambuco e contou com a participação de entidades sindicais da educação básica e do ensino superior, Fundaj, representações governamentais, conselhos, universidades e movimento estudantil. Heleno Araújo, coordenador do Fórum Nacional de Educação e presidente da Confederação Nacional dos/as Trabalhadores/as em Educação (CNTE), ressaltou a importância da construção das conferências estaduais, municipais e livres para a elaboração do próximo Plano Nacional de Educação, do decênio 2024-2034.
Ivete Caetano enfatizou a importância da Valorização Profissional como um dos eixos principais de debate na elaboração dos Planos de Educação com destaque para o Piso Salarial, do Plano de Carreiras e da Formação Profissional. Além da gestão democrática , do acesso e permanência na garantia da Educação como Direito Humano. “Estamos engajados/as em uma luta gigantesca aqui em Pernambuco para assegurar a valorização que merecemos. Seremos a voz da resistência!”.
O lançamento visa promover a realização das conferências municipais e estadual objetivando a construção do Plano Nacional de Educação para o próximo decênio que será orientador dos Planos Estaduais e Municipais de Educação.
A Conferência Nacional Extraordinária de Educação (CONAEE), deliberará e apresentará um conjunto de propostas para subsidiar a implementação do novo Plano Nacional de Educação – PNE pela
União, pelos Estados, Distrito Federal e pelos Municípios, programada para acontecer de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília.