Sintepe faz campanha pela Educação sem Homofobia no Dia de Combate à Aids
Em comemoração ao Dia Mundial de Combate e Luta contra a Aids, o Sintepe promove, nesta quarta-feira (1º), uma série de atividades no Parque Treze de Maio, área central do Recife, das 14h às 17h.
Dentro da programação desse ano será abordado o tema “Educação sem Homofobia”, com a distribuição de informativos e apresentação de peças teatrais e oficinas sobre prevenção e enfrentamento a esse tipo de violência e também orientações sobre a transmissão do vírus HIV. A dragqueen Safira é quem vai comandar a tarde.
A escolha do tema Homofobia se deu por conta do aumento do número de casos de agressão aos homossexuais, a exemplo do que houve recentemente, em São Paulo, onde dois jovens foram atacados por um grupo de cinco.
Outro motivo é que a escola, principalmente a pública, é um dos redutos de violência contra pessoas que se relacionam com outras do mesmo sexo. Um vídeo sobre o assunto também está disponível na TV Sintepe.
As ações do dia 1º ainda contam com o apoio da Secretaria de Educação e de Saúde do Estado, por meio do Grupo Gestor Estadual do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), do qual o Sintepe faz parte, além de escolas, movimentos sociais e organizações não-governamentais.
O SPE é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal, que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
Dentre as questões trabalhadas pelo programa estão a gravidez na adolescência, prevenção e redução das DST’s/AIDS, sexualidades e saúde reprodutiva, drogas e bullying, raças e etnias, homofobia, gêneros e diversidades sexuais.
PROGRAMAÇÃO
14h – Abertura com a dragqueen Safira Lauren
14h15 – Apresentação teatral dos alunos da Escola Desportista Rubem Moreira
14h45 – Apresentação teatral do Clube de Mães do Alto do Refúgio
15h15 – Oficina sobre Homofobia: “A delícia de ser quem somos”
15h45 – Leitura de Cordel dos alunos do Pró-jovem do Centro Educacional Infantil de Moreno
16h15 – Oficina sobre Prevenção: “A árvore do prazer”
16h45 – Apresentação de dança e percussão de jovens Casa Herbert de Souza
17h – Encerramento