Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Sintepe faz atividade no Dia Mundial de Combate a AIDS

Terça-feira, 1 de dezembro, Dia Mundial de Combate e Prevenção a AIDS. Mais uma vez, o Sintepe realiza ações que visam à reflexão sobre medidas preventivas, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. Por meio do Grupo Gestor Educacional e Projeto Saúde e Prevenção, a entidade leva às escolas públicas, panfletos, carro de som e consciência. Outras atividades estão sendo realizadas nos terminais de ônibus, metrô e nas praças do Recife.

Entre as escolas visitadas pelos membros do Projeto estão, Alfredo Freire, em Água Fria, a escola Nestor Gomes de Moura, em Jaboatão e escola Tabajara, em Olinda. Na opinião da secretária geral do Sintepe e coordenadora do Projeto Saúde e Prevenção, Marinalva Lourenço “Nem o Estado, nem a academia formam profissionais capacitados para trabalhar com temas espinhosos como esses. O projeto nasceu com intuito de levar esclarecimentos, principalmente ao jovem da escola pública”. Mais de 100 escolas do Recife e da Região Metropolitana aderiram à ideia. Lembrando ainda, as escolas que não participam do Projeto Saúde e Prevenção, podem procurar no Sintepe, Marinalva Lourenço.

A AIDS representa o maior desafio enfrentado pela saúde pública e foi reconhecida em 2001 pelas Nações Unidas como uma crise global. Em Brasília, o Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e AIDS preparou uma intervenção urbana – “O preconceito isola” – para hoje, montada na Praça dos Três Poderes. Durante o dia todo, um jovem está dentro de uma bolha transparente, impedido de tocar em que estiver no ambiente externo. O objetivo é levantar o debate sobre a exclusão vivida por quem tem o HIV ou sofre outros tipos de preconceito. Na base da bolha haverá uma frase do jornalista e sociólogo Herbert Daniel, que morreu em 1992 em decorrência da AIDS. “Há uma coisa dentro de mim, contagiosa e mortal, perigosíssima, chamada vida, lateja como desafio”.

Compartilhar

Deixe um comentário