O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) denuncia a desorganização e o desrespeito do Governo do Estado de Pernambuco com os servidores da Educação Estadual. Nos últimos meses, tem ocorrido, de forma recorrente, uma infinidade de erros que causam problemas pessoais, angústia e indignação nos/as trabalhadores/as em educação da Rede Estadual.
Hoje, 1º de Novembro de 2023, ainda tem servidor público da Rede Estadual de Ensino sem receber seu salário.
A folha de pagamento também está com uma série de falhas, dentre as quais, salários suspensos por erros administrativos da gestão, como por exemplo, a falta de comunicação de exercício, mesmo o professor estado em sala de aula; gratificações pagas a mais para uns e a menos para outros, levando o governo a emitir folha extra de pagamento.
O BDE (Bônus de Desempenho Educacional) foi pago com muitos erros, como por exemplo, professores que tiveram o pagamento registrado no contracheque, mas não receberam o dinheiro; escolas que tinham direito na pontuação do BDE mas não receberam nada.
Os erros nos pagamentos da folha salarial causam um efeito “bola de neve”, porque o Governo precisa corrigir suas falhas com uma folha salarial extra. Mas aí, ao corrigir seu erro, o governo comete outro, neste caso, quem recebeu na folha extra, não pôde receber o BDE. Até agora muitos que tem direito não receberam o BDE. Tudo isso ocorre em atividades administrativas e burocráticas.
Também nos causa indignação o Governo do Estado ter reduzido salários do apoio escolar e do apoio pedagógico. O Sintepe cobra que o Governo explique de forma pública e transparente porque fez isso.
Vamos continuar na luta contra essa infinidade de arbitrariedades, inclusive, acionando nosso setor jurídico para buscar as medidas judiciais cabíveis.
A DIREÇÃO DO SINTEPE