Circulam na internet sites falsos que imitam a aparência do portal GOV.BR e solicitam informações como CPF, nome da mãe, estado civil e até chave pix
Um novo golpe relacionado ao saque das cotas do antigo fundo do PIS/PASEP está sendo aplicado e o Sintepe vem fazer um alerta para a categoria. A nova investida dos criminosos utiliza a liberação dos valores como isca para roubar dados e aplicar golpes no seu benefício.
Circulam na internet sites falsos que imitam a aparência do portal GOV.BR e solicitam informações como CPF, nome da mãe, estado civil e até chave pix. Após a vítima simular a liberação do dinheiro, esses sites solicitam uma taxa indevida de R$69,99, alegando que se trata de uma “indenização governamental”.
O sindicato reforça que a cobrança de QUALQUER valor é GOLPE! O saque legítimo das cotas do PIS/PASEP é feito exclusivamente por crédito em conta na Caixa Econômica Federal e a solicitação pode ser feita pelo aplicativo do FGTS ou presencialmente em uma agência da Caixa. Para quem não possui vínculo com o banco, é aberta automaticamente uma Poupança Social Digital, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
O único site oficial para consultar se há valores disponíveis é o https://repiscidadao.fazenda.gov.br/
Em caso de dúvida, utilize canais oficiais para consulta e solicitação; Desconfie de mensagens via SMS, WhatsApp ou e-mail que pedem dados ou oferecem facilidades; Verifique se o site acessado é oficial e sem erros de digitação e mantenha seu antivírus atualizado para evitar ameaças digitais.