Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Seminário vai definir ações para Dia Mundial de Luta contra Aids

Será realizado nesta quarta-feira (17), das 8h às 17h30, no auditório do SESC de Casa Amarela, o Seminário de Formação para o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a ser comemorado no próximo 1º de dezembro.
Entre os participantes do encontro está a secretária geral do Sintepe e integrante do grupo gestor federal do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), Marinalva Lourenço, a Gerência Estadual de Direitos Humanos da Secretaria de Educação, a Coordenação do de DST/AIDS da Secretaria de Saúde e a organização-não governamental Movimento Integrar.
Em Pernambuco, as ações do 1º de dezembro serão coordenadas pelo grupo gestor estadual do SPE, que é formado por representantes do Sintepe, Secretaria de Educação e a de Saúde do Estado.
Entre as propostas do Sintepe para lembrar a data está a realização de um grande evento aberto ao público, com oficinas, atividades educativas e recreativas, palestras e apresentações teatrais no Parque Treze Maio, durante todo o dia.
A ideia é que todas as atividades em comemoração ao dia sejam integradas, onde tudo que for promovido por ong’s, movimentos sociais, governos estadual e municipais, sejam divulgadas em uma programação única, com o propósito de ampliar o alcance de público sobre o assunto. Outra proposta do Sintepe é abordar com ênfase temas como a Homofobia e a preconização dos grupos LGBT com relação à doença.
SPE – O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.
Esse projeto, alicerçado em uma demanda da população, foi implantado nos 26 estados do Brasil, no Distrito Federal e em aproximadamente 600 municípios. Em Pernambuco, o Grupo Gestor do Estado é formado por representantes do Sintepe, Secretaria de Saúde e Educação.

Compartilhar

Deixe um comentário