Secretário/a:
JULLIANA TENÓRIO
JOANA CAVALCANTI
A Secretaria de Políticas Sociais tem a tarefa de estabelecer a relação do Sintepe com entidades do movimento popular e com as organizações da sociedade civil, de acordo com a linha geral determinada por pelo estatuto da entidade, pela direção e por outras instâncias como as assembleias gerais.
Deve incorporar-se na luta pelos Direitos Humanos nos diversos segmentos da sociedade e contribuir na discussão e elaboração de políticas sociais que abrangem o/a trabalhador/a em educação. Para isso, é dever da Secretaria promover palestras, encontros, seminários, conferências, bem como manter intercâmbio com entidades governamentais e não-governamentais que tratem da saúde do/a trabalhador/a.
Coordena a execução de atividades que envolvam o Sintepe nas questões da criança e do/a adolescente.
A Secretaria incorpora-se à luta por políticas sociais na perspectiva da construção de uma cultura anti-discriminatória, que não oculte as diferenças existentes na sociedade e mantem intercâmbio com entidades governamentais e não-governamentais que trabalham as questões das pessoas com deficiência, divulgando e apoiando seus direitos constitucionais, da área de educação popular e comunitária.
Também participa de coletivos anti-racismo para discutir a questão de raça e etnia, com os quais pode firmar parcerias para promover palestras, encontros, seminários, conferências sobre a questão do/a negro/a.
Também é sua tarefa manter, com a participação da base, o Coletivo LGBTQI+, para discutir a questão das diversidades sexuais.