Secretários:
CÍNTIA SALES
JERÔNIMO ADELINO
[email protected]
81 2127.8858
A História do Sindicato no Brasil, sobretudo a partir do Novo Sindicalismo, demonstrou a importância de que a categoria tivesse espaço de formação continuada acerca das temáticas necessárias para a militância sindical. Essa conquista está atrelada com a sustentação financeira de muitas entidades mantida seja pela contribuição sindical obrigatória, seja pela filiação espontânea, caso do SINTEPE.
Dessa maneira, ao longo dos anos o Sintepe têm garantido a partir da Secretaria de Política e Formação Sindical espaço para a discussão, colaboração e aprendizado da Diretoria, dos Núcleos Regionais, dos Setoriais e da base da ativa e aposentados e aposentadas.
Essa conquista de diálogo e aperfeiçoamento constantes repercute diretamente no fortalecimento das lideranças sindicais e da categoria.
A partir do Golpe de 2016, momento político em que o neoliberalismo extremo aportou no Brasil com sua base política com mais violência dos avanços sobre a classe trabalhadora, os sindicatos têm vivenciado e lutado contra a retirada dos direitos trabalhistas conquistados em várias décadas de luta.
Nesse contexto de usurpação de direitos se encontram: a Reforma Trabalhista, a Terceirização irrestrita, as privatizações da rede pública, as Parcerias Público-Privada e por último, mas não menos devastadora para o serviço público, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 32/2020).
Portanto, cabe à Secretaria de Política e Formação Sindical não apenas tratar historicamente do movimento sindical, oportunizando a compreensão das conquistas dos trabalhadoras e trabalhadores, mas também alicerçar através do estudo os profissionais da Educação para o enfrentamento de propostas legislativas nacionais e estaduais que vilipendiam a vida desses trabalhadores e trabalhadoras.
Vale ressaltar, que esse enfrentamento do Sintepe a partir dos espaços de formação não são ações isoladas, mas sim, interligadas com as ações da Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CUT), da Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação (CNTE) e da Internacional da Educação da América Latina.
Diante do exposto, convocamos à categoria dos profissionais da Educação de Pernambuco a acompanharmo-nos nas redes sociais, bem como nos eventos que promoveremos ao longo do mandato 2021-2023.