Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Se descoberto a tempo o câncer tem cura

Se descoberto a tempo o câncer tem cura
Dados alarmantes do Ministério da Saúde revelam que o câncer de mama é o segundo que causa mais morte nas mulheres do Brasil e em seguida vem o de colo de útero. A maior parte da categoria dos trabalhadores em educação é formada por mulhere e é exigido delas atenção com a saúde.
As alterações das células podem ser descobertas ao realizar o exame periódico chamado Papanicolau. A principal causa do câncer de útero é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos. No Brasil, por ano 4.800 são vítimas fatais e 18.430 de novos casos surgem. Se diagnosticadas a tempo as mulheres têm 100% de chance de cura.
Dados do Instituto Nacional do Câncer notificou que 27 mulheres morrem diariamente por causa da doença. O câncer é uma doença curável, mas é importante detectar assim que ele aparece. É necessário fazer uma prevenção mensal e visitas regulares ao médico. Para as mulheres que têm mais de 40 anos, ou as mais novas com casos na família devem fazer o exame anualmente.
Não se tem informações concretas sobre as causas da doença. Os médicos recomendam levar uma vida saudável, praticar exercícios físicos, se alimentar de fibras, frutas, cereais e carnes magras. Ficar de olho na balança também é outra recomendação dos profissionais de saúde.
Atividade – Durante todo o mês de outubro em várias cidades brasileiras, a CNTE juntamente com as instituições que abraçam a causa, se unirão em eventos, palestras e iluminarão momentos com uma luz rosa que faz alusão à campanha de combate ao câncer.

Compartilhar

Deixe um comentário