Reuniões com o governo
Excepcionalmente, a coluna semanal será publicada nesta segunda-feira (18), no Jornal do Commercio e no Diario de Pernambuco.
A primeira reunião com o novo secretário de educação do Estado de Pernambuco, empossado no final de 2012, foi realizada na última quinta-feira (14). A comissão de negociação do SINTEPE, que conta com a participação de diretores do sindicato e de representação da base de nossa categoria, levou para a mesa de discussão os assuntos pendentes e ainda novas reivindicações.
No início do encontro, o presidente do SINTEPE apresentou os motivos que levaram o sindicato a solicitar a reunião. O nosso presidente expôs também os eixos gerais que nortearam as discussões ao longo dos trabalhos.
A manutenção de um canal específico de negociação permanente com o governo e a possibilidade de cobrança sistemática para maior agilidade na resolução de problemas, que atrapalham e prejudicam o cotidiano profissional dos trabalhadores em educação, é fato que precisa ser considerado.
O secretário de educação afirmou ser aquele o primeiro encontro com ele à frente da secretaria. No decorrer da reunião, o secretário fez muitas anotações, apresentou algumas ponderações, levantou questionamentos e disse que as questões de repercussão financeira devem ser tratadas no âmbito da secretaria de administração. Ao final da reunião, manteve aberto o canal de negociação assumindo o compromisso de responder a todas as cobranças feitas pelo SINTEPE.
Na perspectiva de evoluir num diálogo produtivo com o governo do Estado, a comissão de negociação do sindicato já tem reunião agendada com o novo secretário de administração. A reunião está marcada para acontecer nesta segunda-feira, 18 de fevereiro.
A direção do SINTEPE provocou estas reuniões específicas para discutir questões pedagógicas e questões administrativas, evidentemente e respectivamente, com as secretarias de educação e de administração. A partir daí, os assuntos serão levados ao conhecimento da categoria em duas importantes instâncias do nosso sindicato: o Conselho Estadual de Representantes e a Assembleia Geral. A primeira Assembleia do ano, vai nos permitir, de forma coletiva, fazermos as nossas avaliações e definirmos os nossos encaminhamentos.
É de fundamental importância que todos fiquem atentos e mobilizados.