O Sintepe trabalha incansavelmente todos os dias para manter os direitos conquistados e pela conquista de outros. O mês de março foi de muito trabalho com destaque as atividades do mês da mulher, o início da Campanha Salarial Educacional 2024 e a primeira mesa de negociação do ano com o Governo do Estado.
CONFIRA O RESUMO DAS ATIVIDADES DO MÊS DE MARÇO NO SINTEPE:
1º de março – Primeira Assembleia Geral de 2024
A primeira Assembleia Geral de 2024 para juntos e juntas elaborarmos a nossa Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial Educacional 2024, aconteceu no Centro Social da Soledade, no Recife.
Na assembleia foi deliberado que no dia 13 de março aconteceria a Primeira Paralisação Estadual da Educação em Pernambuco! Além desta atividade de luta, o Sindicato aprovou a pauta de reivindicações que foi entregue ao Governo do Estado, marcando a Campanha Salarial Educacional 2024!
https://www.instagram.com/p/C3_VBCrLx4q/
4 de março – Sintepe envia assessoria jurídica para agilizar pagamento da 3ª parcela do Precatório do Fundef
O Sintepe foi ao STF para agilizar o trâmite da Terceira Parcela do Precatório do Fundef para professores(as) da Rede Estadual de Pernambuco. O Sindicato enviou dois dos seus advogados para uma reunião com a assessoria do ministro do STF, Flávio Dino, para mais uma vez pedir celeridade e agilidade na transferência da Terceira Parcela para a conta específica do Fundef em Pernambuco.
Um dia depois, em 5 de março, os assessores jurídicos do Sintepe, Breno Perez e Andrielly Gutierrez, acessaram o comprovante do depósito na conta da Caixa Econômica Federal no STF que foi juntado ao processo no valor exato de R$ 1.523.525.804,82 (um bilhão, quinhentos e vinte e três milhões, quinhentos e vinte e cinco mil oitocentos e quatro reais e oitenta e dois centavos).
O Sindicato está no aguardo da ordem judicial para transferência dos valores a Pernambuco, o que também já foi solicitado pelo Sintepe.
https://www.instagram.com/p/C4Lz5lYx1wB/
7 de março – Mês da Mulher: Sintepe disponibiliza o Folheto 8M
A Secretaria de Gênero do Sintepe criou um folheto dinâmico e didático para explicar a Lei 14.540/23, que estabelece o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual nas escolas públicas. Baixe o folheto, compartilhe e dialogue com as/os estudantes para que enfrentemos o assédio sexual nas escolas, na busca de uma sociedade igualitária e livre de assédio.
7 de março – Mês da Mulher: Costurando o 8M
A Secretaria de Gênero do Sintepe convocou e as mulheres e homens do Sintepe se reuniram para costurar a faixa que o Sindicato usou no Ato Político do 8M no Recife.
https://www.instagram.com/p/C4QSuduL5Xy/
8 de março – Mês da Mulher: Ato Político no Recife #8M
As mulheres da educação marcharam nas ruas para combater o assédio nas escolas e todas as formas de violência e misoginia. O ato do dia 8 de Março representou a resistência e a força do movimento feminista na busca por direitos, igualdade de gênero e o fim das violências contra as mulheres!
https://www.instagram.com/p/C4YGO1_ODcr/
9 de março – Mês da Mulher: Ato Político em Caruaru #8M
A pauta das mulheres foi destacada no dia 9 de março, em Caruaru. O Bloco “Nem Cá Mulesta abriremos mão da democracia” reuniu mulheres em luta pelos direitos e contra todas as formas de violência e opressão.
As diretoras da Secretaria de Gênero do Sintepe, Yara Manolaque e Camila Silva, estiveram presentes no Ato e falaram sobre a importância da implementação da Lei 14.540/23 por uma Escola Pública Segura e Sem Assédio Sexual. A Coordenadora do Núcleo Regional do Agreste Setentrional – Caruaru, Robertta Medeiros, destacou a importância da união das mulheres na conquista dos direitos.
https://www.instagram.com/p/C4Y862eJub3/
13 de março – Primeira Paralisação Estadual e Debate “Eleição Direta para Diretor/a de Escola”
Os trabalhadores e as trabalhadoras em educação deram uma demonstração de força em nossa Primeira Paralisação Estadual. O Sindicato ainda está compilando os dados, mas nosso movimento foi efetivo e bem sucedido do litoral ao sertão, com quase 100% das escolas estaduais com algum tipo de paralisação.
Pela manhã, o Sintepe promoveu o debate “Eleição Direta para Diretor/a de Escola”, com a contribuição da professora/doutora Maria Dilnéia Fernandes, que fez um panorama completo da luta pela democracia interna nas escolas e nos apresentou perspectivas para as próximas batalhas. Toda a palestra está disponível no Canal do Youtube do Sintepe
https://www.instagram.com/p/C4eNN9_LqZc/
14 de março – Boletim da Gestão Democrática da Campanha Salarial Educacional 2024
O Sintepe há anos vem combatendo em seus meios de comunicação oficial, em suas assembleias, congressos e na grande imprensa o modelo gerencialista que se instalou nas escolas pernambucanas, em especial na Rede Estadual de Ensino. Esse modelo não dá vez e voz àqueles/as que defendem a escola democrática, laica, diversa, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada. Ao contrário, está baseado em uma gestão por resultados, em que estudantes são avaliados por provas externas cujo ranqueamento das escolas culpabiliza professores/as pelo desempenho ão esperado e pune as unidades escolares que não alcançam as metas do IDEB.
O Boletim está disponibilizado completo no site do Sintepe.
https://www.instagram.com/p/C4f4OLBrFA7/
16 de março: Aprovação do Acordo pela 4ª parcela do Precatório do Fundef
Os/as professores/as de Pernambuco aprovam acordo entre Estado e União em torno da 4ª Parcela do Precatório do Fundef. A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, explicou o resultado da Assembleia Específica da categoria em torno do “saldo controverso” do Precatório do Fundef, a conhecida 4ª Parcela.
https://www.instagram.com/p/C4rIcuEricG/
19 de março: Segunda Paralisação Estadual da Educação – Ato Público em Palmares
Em Palmares, o Núcleo Regional Mata Sul realizou um protesto na Praça Paulo Paranhos, centro da cidade, pelo Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial, Carreira e em defesa do Ensino Médio.
O Sintepe reforçou três das principais pautas de reivindicação da categoria: Eleições Diretas para Diretor/a de Escola; o Piso Salarial com Impacto na Carreira e a completa Reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).
https://www.instagram.com/p/C4teZ7yLumT/
19 de março: Segunda Paralisação Estadual da Educação – Ato Público em Petrolina
Em Petrolina, Sertão do São Francisco, o Núcleo Regionais do Sintepe realizou um ato na Praça do Bambuzinho. A atividade reforçou a paralisação pelo Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial, Carreira e em defesa do Ensino Médio.
A Pauta de Reivindicações do Sintepe foi entregue ao Governo do Estado ainda no início do mês e três dos principais pontos de reivindicação foram ressaltados: Eleições Diretas para Diretor/a de Escola; o Piso Salarial com Impacto na Carreira e a completa reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Também participaram do ato companheiras e companheiros de escolas cobertas pelo Núcleo Regional Sertão do Araripe.
https://www.instagram.com/p/C4tgWTJrtDQ/
19 de março: Segunda Paralisação Estadual da Educação – Ato Público em Caruaru
Em Caruaru, o Núcleo Regional do Agreste Setentrional do Sintepe realizou um ato público em frente ao Grande Hotel, no centro da cidade. A atividade reuniu coordenadoras do núcleo e base organizada. A atividade também ocorreu em reforço à paralisação pelo Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial, Carreira e em defesa do Ensino Médio.
https://www.instagram.com/p/C4tlpXVLS2i/
19 de março: Segunda Paralisação Estadual da Educação – Ato Público em Arcoverde
Em Arcoverde, trabalhadores e trabalhadoras em educação de Petrolândia, Tacaratu, Floresta, Sertânia, Custódia e da própria Arcoverde, reuniram-se em uma aula pública para destacar, junto com estudantes, a importância da educação para o futuro de Pernambuco e do Brasil.
Uniram-se os núcleos regionais do Sintepe do Submédio São Francisco e do Sertão do Moxotó-Ipanema. O diretor da Secretaria de Assuntos do Interior, Daniel Filho, esteve presente.
https://www.instagram.com/p/C4tnvrpL2B6/
19 de março: Segunda Paralisação Estadual da Educação – Ato Público em Recife
O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) realizou mais uma paralisação na Rede Pública Estadual no dia 19 de março. A atividade, que parou escolas e locais de trabalho em todo o Estado, também contou com atos públicos em Recife, Caruaru, Palmares, Arcoverde e Petrolina no Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial, Carreira e em defesa do Ensino Médio.
https://www.instagram.com/p/C4t93yuLchg/
20 de março: Nota do Sintepe – Autorizado depósito da Terceira Parcela do Precatório do Fundef na Conta de Pernambuco
A Assessoria Jurídica do Sintepe está acompanhando e agilizando cada passo do trâmite da Terceira Parcela do Precatório do Fundef para a Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Na noite desta terça-feira, 19 de março, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, autorizou a transferência do valor de R$ 1.523.525.804,82 (um bilhão, quinhentos e vinte e três milhões, quinhentos e vinte e cinco mil, oitocentos e quatro reais e oitenta e dois centavos) da conta da Caixa Econômica Federal do STF em Brasília para a conta no Estado de Pernambuco com fim específico para o Precatório do Fundef.
https://www.instagram.com/p/C4t_bP8uzNP/
21 de março: Professores protestam pela falta de climatização no EREMPAM, em São Lourenço da Mata
Trabalhadores em educação (professores, administrativos e analistas) protestaram no dia 21 de março, em frente a Escola de Referência em Ensino Médio Integral Professor Agamenon Magalhães – EREMPAM, localizada em São Lourenço da Mata, após uma denúncia grave vir à tona, revelando condições insalubres de trabalho em salas de aula sem climatização e uma sensação térmica de mais de 40º C. O protesto teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).
https://www.instagram.com/p/C40fFS2LnZ7/
22 de março – Plenária dos/as Aposentados/as do Sintepe
Os diretores Waldemar Cavalcante e Socorrinho Assunção falaram sobre o sucesso da Plenária que ocorreu no dia 22 de março, exclusiva para os/as aposentados/as da categoria. Foi uma tarde cheia de alegria, música e muita informação.
Assuntos como a Ação do Ipsep e a quarta parcela do Precatório do Fundef foram os temas mais abordados pelos presentes. A Secretaria de Aposentados informou que plenárias dos/as aposentados/as serão realizadas nos núcleos regionais em todo o Estado para atender a demanda da categoria.
https://www.instagram.com/p/C41OlSyr-6h/
25 de março – Vitória! Luta Sindical garante 4ª Parcela do Precatório do Fundef
A luta do Sintepe, da CNTE e de outras entidades garantiu que 60% das Parcelas do Precatório do Fundef fossem destinadas aos professores e professoras da rede estadual de Pernambuco
Na 4ª parcela, do valor total de R$ 1.141.143.220,27 (um bilhão, cento e quarenta e um milhões, cento e quarenta e três mil, duzentos e vinte reais e vinte e sete centavos) para o Estado de Pernambuco, mais de R$ 684 milhões serão destinados à categoria em formato de abono em 2025, o que correspondente à subvinculação de 60% do valor.
https://www.instagram.com/p/C48tv0MrqOE/
25 de março – Climatiza, Raquel Lyra! Sintepe acompanha protesto na EREM Professora Helena Pugó
O Sintepe acompanhou mais uma escola que está enfrentando um problema que infelizmente se tornou comum na Rede Estadual de Ensino, a falta de ar condicionados nas escolas. No dia 25 de março foi a vez dos/as trabalhadores/as em educação protestarem na EREM Professora Helena Pugó, que fica localizada no bairro do Bongi, no Recife.
https://www.instagram.com/p/C4_HBTbrTF-/
25 de março – Encontro “Diálogos em alusão ao Dia Estadual de Combate à Intolerância no Ambiente Escola”
O Sintepe participou no dia 25 de março do encontro “Diálogos em alusão ao Dia Estadual de Combate à Intolerância no Ambiente Escola”, promovido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O evento teve o objetivo de incentivar o debate sobre o enfrentamento e combate aos tipos de intolerância que ocorrem nas escolas.
https://www.instagram.com/p/C5Bzx1ELAcB/
26 de março – 34 anos de Sintepe!
O Sintepe foi fundado em 26 de março de 1990 e tornou-se uma das mais importantes instituições sindicais e educacionais do Estado, sendo filiado à CUT e à CNTE.
Em 34 anos, nosso Sindicato já enfrentou inúmeros desafios, ganhando batalhas nas ruas, no chão das escolas e na pressão política!
https://www.instagram.com/p/C4_VU92vSwQ/
27 de março: Coluna do Sintepe – Primeira Mesa de Negociação
A primeira rodada de negociação entre Sintepe e Governo do Estado ocorreu no dia 26 de março. O Governo do Estado foi representado pela secretária de Educação, Ivaneide Dantas e pela secretária de Administração, Ana Maraíza, além de suas assessorias.
Com a presença das duas secretárias, a Pauta de Reivindicações do Sintepe foi apresentada e debatida de forma global em seus 49 pontos, tanto no que diz respeito à política educacional quanto à política de valorização profissional que é a pauta financeira.
https://www.instagram.com/p/C5BrPVVu_6F/
O Sintepe seguirá com a luta em defesa de todos os trabalhadores e as trabalhadoras em educação da Rede Estadual de Pernambuco.
SÓ A LUTA GARANTE DIREITOS!
Campanha Salarial Educacional 2024