Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Projeto Saúde e Prevenção vai ao interior do Estado

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE-PE), incentivado pelo Sintepe, realiza Encontros Regionais no interior do Estado. O grupo coordenado por Marinalva Lourenço e Josélia Barros viajou sexta-feira (6), para São José do Egito.
A equipe terá o reforço de dois jovens integrantes, Carlos Negromonte e Rafael Bruno. As atividades servem para avaliar e repassar informações sobre o Projeto. Pernambuco tem 263 escolas engajadas e mais de 9 mil pessoas envolvidas no Saúde e Prevenção.
A coordenadora Marinalva sente orgulho ao falar do SPE. A sindicalista enfatiza a importância das viagens “Nessas atividades falamos do Projeto, ouvimos sugestões e procuramos melhorar o trabalho”. O grupo leva informação e prevenção sobre AIDS e doenças sexualmente transmissíveis para dentro das salas de aulas. Entre os objetivos do SPE estão: orientar o trabalho dos Grupos Gestores Estaduais a partir da utilização do Guia (cartilha) e aprofundar conhecimentos sobre participação juvenil no âmbito da promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens.
Cartilhas informativas são utilizadas pelo SPE. O material possui uma linguagem de fácil entendimento e é objetivo. Os guias recebem os títulos Álcool e outras drogas, Adolescência, Juventude e Participação, Metodologia de Educação entre pares, Sexualidade e Saúde Reprodutiva, Gêneros, Diversidades Sexuais, Raças e Etnias, Prevenção das DST(s) HIV e AIDS.
Em meio a tanto trabalho, a coordenadora do SPE, Marinalva Lourenço finaliza “Desejamos a participação no Grupo Gestor Educacional para a definição de políticas que possibilitem a participação de membros na divulgação do trabalho e no crescimento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas”.
Retrospectiva: O Saúde e Prevenção nas Escolas participou nos dias 10 e 11 de junho do Seminário Nacional de Formação do Programa EPT/AIDS/Internacional da Educação (IE)/Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Nos dias 12 e 13 de junho, esteve presente na Confederação Nacional do Comércio, em Brasília. E nos dias 22 e 24 do mesmo mês, marcou presença na Oficina de Avaliação do Programa EPT/AIDS/IE/CNTE.
Atividades – O SPE realizou no dia 20 de maio uma atividade em Caruaru. Na cidade, participaram 20 alunos/as, 27 professores/as, de 17 escolas, 7 municípios, 4 funcionários/as e 6 educadores de apoio. No dia seguinte, o grupo esteve em Limoeiro, lá, 3 municípios estavam representados, 8 escolas e 30 pessoas ouviram as informações. No dia 31 de julho, em Araripina, dois municípios participaram, além de 57 participantes.
Acompanhe abaixo a agenda do mês de agosto

Caruaru

Limoeiro

Araripina

São José do Egito
SPE em São José do Egito – Na cidade, 77 pessoas estiveram presentes e 15 escolas participaram. Os presentes ouviram atentamente os informes e em seguida, explicitaram os conhecimentos adquiridos nas oficinas que receberam três temas: Árvore do Prazer, Construção Social dos Gêneros, Mito ou Realidade.

Compartilhar

Deixe um comentário