Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas é analisado

A luta contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis viabilizado pelo Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) foi avaliado pela Internacional da Educação (IE), entre os dias 22 e 24 de junho, em São Paulo.
O Sintepe esteve presente através da Secretária Geral e coordenadora do projeto em Pernambuco, Marinalva Lourenço, da também coordenadora, Josélia Barros e do aluno, Carlos Montenegro.
Sete países da América Latina, da Ásia e África serão visitados pela IE. O Brasil foi o segundo país que recebeu a comissão. A avaliação foi elaborada através de uma amostragem regional. Para isso, representantes das regiões mostraram as ações desenvolvidas. O projeto começou a ser implantado nas escolas públicas em 2007. Este é o primeiro ano que a Internacional da Educação analisa o trabalho da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e dos sindicatos filiados.
Em Pernambuco, além da Região Metropolitana, a mobilização do Sintepe a favor da implantação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas chegou a 14 cidades do interior do Estado. Entre as ações desenvolvidas pela entidade nas escolas estão: a distribuição diária de camisinhas, o resgate de alunos que abandonaram os vícios das drogas e que hoje ensinam aos colegas a ter um bom comportamento.
A coordenadora do SPE – PE, Marinalva Lourenço enfatiza os desafios do projeto “A distribuição do preservativo que não é fácil nas escolas por conta da religiosidade dos pais e até dos professores. A gente está conseguindo. Em todas as escolas que nós vamos, a gente faz a distribuição diariamente dos preservativos.” Segundo a sindicalista, o Estado não tem a política de debater os temas, mas o grupo leva o trabalho de prevenção mesmo não estando no currículo escolar.
Do departamento de solidariedade de desenvolvimento da Internacional da Educação, em Bruxelas, Yann Galister finaliza “É importante para a IE avaliar, melhorar e celebrar o que foi feito”.

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