Professor, elemento central do processo ensino aprendizado
Coluna publicada nos jornais nos dias 25 e 26 de novembro
Levantamentos realizados por Agência da ONU, Banco Mundial e Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostram que os professores brasileiros em escolas de ensino fundamental têm um dos piores salários de sua categoria em todo o mundo. Assim, fica difícil, ou quase impossível, pensar em educação pública de qualidade, quando o elemento central do processo ensino-aprendizado, o professor, encontra-se desvalorizado profissionalmente e salarialmente.
O ensino público de qualidade, fator de desenvolvimento de uma Nação, só será realmente alcançado quando o tripé que sustenta a valorização do Magistério, formado por carreira – salário – formação, for verdadeiramente implementado, tornando a profissão justa e atraente. A ausência de uma carreira bem definida e estruturada, os baixos salários e a falta de formação inicial e continuada, diminuem o interesse pela profissão.
O professor, enfrenta ainda em seu cotidiano situações complicadas: salas super lotadas e quentes, casos de violência e jornadas triplas de trabalho. A nossa luta, firme e intensa deve continuar. A situação profissional na qual estamos inseridos ainda não está compatível com o papel social que nos cabe cumprir. Apesar da Lei 11.738/2008, que fixou o atual valor do Piso Salarial em R$ 1.451 e determinou 1/3 da jornada de trabalho para atividades extraclasse, temos muito o que percorrer.
Na próxima quarta-feira (28), às 14h, no Clube Português, vai acontecer mais uma Assembleia da nossa categoria. Na pauta, a Campanha Salarial Educacional 2012 e o fim do prazo legal para o Governo enviar projeto de lei à Assembleia Legislativa, afim de efetivar o reajuste dos nossos salários em janeiro de 2013, cumprindo o que definiu a Lei do Piso.
Vamos todos à Assembleia!
AGENDA
27/11 – Último dia para fazer as inscrições e participar do 7º Seminário de Formação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Os interessados devem ligar para os telefones: 2127 8852, ou 9949 0120 e não podem ter participado dos outros encontros.
27 e 28/11 – Conselho Estadual de Representantes do SINTEPE.
28/11 – ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA, às 14h, no Clube Português. Participem!