O SASSEPE completou duas décadas e precisa seguir em frente.
O Fórum dos Servidores de Pernambuco, cuja luta é responsável por essa grande conquista, lá em 2001, tem acompanhado e se posicionado diante de tantos desafios enfrentados pelos/as beneficiários/as no que diz respeito à necessidade de assistência médica. Juntos nessa luta, estão a ASSEPE, o Sintepe e os sindicatos de servidores estaduais que participam do Fórum.
O SASSEPE conta com duas redes assistenciais. A própria, com um hospital, dois ambulatórios em Recife (Central de Saúde Bucal e Central de Saúde Mental) e 13 agências no interior. Também conta com uma Rede Credenciada, com hospitais, clínicas e laboratórios em todo o Estado. São mais de 180 mil beneficiários/as assistidos/as por um Sistema que cada dia se mostra mais necessário.
Ao longo desses anos a luta dos sindicatos, organizados no Fórum dos Servidores, tem sido por uma assistência de qualidade e também por um SASSEPE forte e sustentável.
Para garantir a sobrevivência do SASSEPE, o Fórum, a ASSEPE e a representação dos servidores no CONDASPE (Conselho Deliberativo do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco), aguardam a criação de um Grupo de Trabalho, acordado com o Governo, que tem o objetivo de discutir o Sistema e suas necessidades e fragilidades na perspectiva da reestruturação, o que é indispensável, para garantir sua perenidade.
A criação do GT é aguardada pela representação dos servidores, que se prepara para o início dos trabalhos.
O prazo apresentado pela Secretária de Administração para a publicação da portaria de instalação do GT em Diário Oficial se esgotou no último dia 15. O novo prazo para a publicação da portaria encerra-se nesta semana e precisa ser, rigorosamente, cumprido.
Para os/as beneficiários/as do SASSEPE, não é possível abrir mão de uma assistência à saúde de qualidade e de um sistema sustentável, forte e perene.
Saúde é vida!