Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Pré inscrições para os cursos de formação continuada estão abertas até 30 de janeiro

Professores, educadores de apoio e técnicos poderão fazer as pré inscrições para os cursos de formação continuada até o dia 30 de janeiro. Os cursos fazem parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e é fruto de uma ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), com Instituições Públicas de Educação Superior e Secretarias de Educação dos Estados.

A partir de 2007, com a adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, os estados e municípios criaram Planos de Ações Articuladas. Nesses documentos necessidades e aspirações foram refletidas, em termos de ações demandas, prioridades e metodologias, assegurando a formação exigida na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) para todos os professores da educação básica.

O Plano Nacional de Formação tem como alvo os professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB. O Plano vai oferecer cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação. São 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, que dará suporte a realização dos cursos. Além da colaboração de 14 universidades comunitárias.

Através deste Plano, o professor sem formação adequada terá oportunidade de terminar uma graduação nos cursos de Licenciatura, com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação. A 2° licenciatura, terá uma carga horária de 800 a 1.200 horas para professores que atuam fora da área de formação e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura.

Para os professores que não tiver muita disponibilidade, poderão participar de oportunidades de formação continuada através dos cursos com menor duração, nas modalidades de curso de extensão, atualização/aperfeiçoamento, com carga horária entre 40 horas e 300 horas. O público alvo desses cursos são professores com formação específica para o magistério no nível médio.

No momento da inscrição, no site do MEC, http://freire.mec.gov.br, o trabalhador da educação terá o currículo cadastrado e atualizado. Ele saberá também quais são os cursos oferecidos A partir de um planejamento estratégico, as pré inscrições serão submetidas pelas secretarias estaduais e municipais, às IES públicas, que efetivarão à inscrição dos professores nos cursos oferecidos.

Compartilhar

Deixe um comentário