Atividade apresentou a proposta da categoria sobre o piso salarial. Atividade também fez informes para os/as administrativos/as aposentados/as.
Os Administrativos/as Educacionais participaram na última sexta-feira (28) de uma plenária do segmento. A atividade foi realizada pela manhã no Sintepe e teve como participantes da mesa o Secretário de Educação de Goiana e Presidente da Undime, Horácio Reis, do Diretor Educacional do Sintepe e Secretário de Assuntos Educacionais do CNTE, Heleno Araújo, e do Presidente do Sintepe, Fernando Melo. O Secretário de Assuntos Municipais do Sintepe, João Alexandrino de Oliveira, coordenou a mesa em conjunto com a Secretária de Patrimônio, Jorgiane Araújo.
Durante a plenária, Horácio Reis fez um histórico político e relembrou as conquistas da sociedade na área da educação. De acordo com Reis, depois de vitórias importantes o país enfrenta um Congresso que deseja a todo custo reduzir as conquistas da categoria e cabe à sociedade estar atenta. “O nosso maior desafio é fazer com que a educação esteja no centro das atenções e decisões do Governo Federal”, frisou.
Um dos desafios é a votação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para os trabalhadores em educação. Heleno Araújo apresentou a proposta que será debatida pelo Congresso Nacional de um piso salarial no valor de R$ 2.650,00, referente ao ano de 2015 para os profissionais. O valor proposto é para professores (as), administrativos (as) habilitados em curso de nível médio com base técnico-pedagógica. “Saímos de uma situação abaixo do salário mínimo, conseguimos o ProFuncionário e avançamos. Hoje temos como meta a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras”, resumiu Araújo.
Além do resgate histórico e das propostas, a Assessora dos/as Aposentados/as do Sintepe fez um informe. Severina Porpino repassou para os presentes que os aposentados/as administrativos/as que conquistaram o curso noturno pelas 8 horas terão direito à revisão de aposentadoria. Já os aposentados por compulsória estão impedidos de fazer a revisão. A secretária tranquilizou a categoria e adiantou que o Sindicato está buscando uma forma de reverter essa situação e fazer com que todos possam ser beneficiados pela negociação.