Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Pesquisa revela que apenas 4% das escolas públicas têm computador em sala

Embora 92% das escolas públicas urbanas do Brasil tenham computador com acesso à internet em seu estabelecimento, apenas 4% têm o equipamento instalado em sala de aula. Este é um dos resultados do estudo “Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Escolas Brasileiras”, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgada nesta terça-feira (9).
O estudo mostrou que 92% das escolas têm internet. Destas, 87% têm internet banda larga. Em média, as escolas têm 23 computadores instalados, sendo 18 em funcionamento, e têm em média 800 alunos matriculados. Segundo a pesquisa, 81% das escolas têm laboratório de informática. Destas salas, 86% têm computadores conectados à internet.
O estudo mostra ainda que 52% das escolas têm uma pessoa que atua como monitora na sala de informática. “O profissional é um viabilizador de uso de laboratório”, disse Juliano Cappi, coordenador de pesquisas do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR do comitê.
“A gente pode reavaliar a política de levar laboratório para a escola, mas de levar infraestrutura para a escola”, afirmou Juliano. “O teste mostra que a correlação do uso da internet com o uso na sala de aula é maior do que no laboratório.”
Segundo a pesquisa, os professores declaram que a principal dificuldade é o número insuficiente de computadores por aluno e conectados à internet. “A sala de aula ainda tem uma carência grande de ter computador e internet”, disse Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.
Entre as atividades em sala de aula, 59% dos professores diz que não ensina os alunos a usar computador e internet. Daqueles que usam internet na sala de aula, 24% dão aulas expositivas, 23% fazem exercícios para prática e fixação de conteúdo e 23% dão interpretação de textos.
Capacitação dos professores
Segundo o estudo, 64% dos professores acham que os alunos sabem mais sobre o uso de computador e internet do que eles. “O professor percebe que pode melhorar no uso da internet, para se sentir seguro na sala de aula. Talvez isso indica a relevância dos programas de capacitação”, disse Juliano.
Dos professores, 48% fizeram um curso específico para aprender a usar o computador e a internet. Outros 38% aprenderam sozinhos e 27%, com outras pessoas. Entre os alunos, 40% aprenderam com outras pessoas, 38%, sozinhos, e 25%, em curso.
Contatos informais são o principal tipo de apoio percebido pelo professor para o desenvolvimento dos conhecimentos para uso da informática, segundo a pesquisa. Isso ocorre para 75% deles.
Na pesquisa, 55% dos professores têm entre 31 e 45 anos. A média de tempo de experiência é de 15 anos. Dos educadores, 96% têm ensino superior e 56% têm especialização. A renda de 42% deles é de até R$ 1.530, sendo que 90% deles têm computador em casa e 81% têm internet em casa.
Está em andamento também uma pesquisa qualitativa, com 12 escolas. Esse estudo será divulgado no final de quatro anos.
Pesquisa
O Brasil tem 51,5 milhões de estudantes matriculados na educação básica, segundo o Censo Escolar 2010. Destes, 43,9 milhões, 85,4%, estudam em escolas públicas. Das escolas públicas, 64.879 estão em áreas urbanas.
A margem de erro da pesquisa para o total Brasil é de quatro pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Fonte: G1

Compartilhar

Deixe um comentário