No entendimento de que a educação é um setor central no combate às mudanças climáticas, a IE está lançou uma campanha mundial para exigir que os governos dêem prioridade imediata à oferta de uma educação de qualidade para todas e todos sobre as questões relativas às mudanças climáticas em nosso planeta.
Para isso, é fundamental que, como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, os/as professores/as de todo o mundo sejam ouvidos. Aos/às professores/as brasileiros/as cabem dizer se estão ou não recebendo a formação adequada para essa tão importante missão. Questões sobre nossas ações dentro de sala de aula acerca das mudanças climáticas, nosso tipo de consumo e ação sustentáveis, sobre direitos humanos e igualdade de gênero, além da diversidade cultural e exercício de tolerância, serão temas dessa pesquisa.
A IE se uniu assim com a UNESCO para produzir um questionário online sobre essas questões para ser auto-aplicado juntos aos/às professores/as de todo o mundo.
Com a participação de todos/as nesse esforço global será possível nos conhecermos e nos somarmos à luta dos/as trabalhadores/as em educação de todo o mundo!
Saudações sindicais da CNTE e da Internacional da Educação – IE