Ex-presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e ex-deputado federal pelo Estado do Matro Grosso, o professor Carlos Augusto Abicalil foi o responsável pela apresentação na Palestra Magna na noite desta quarta-feira (17), que tratou sobre o tema da 15ª Conferência Estadual de Educação do Sintepe.
Com o tema “Reconstruir o País e a Educação Pública e Popular”, o professor pontuou os desafios de retomar o desenvolvimento no país e a necessidade de revogar algumas leis que retiraram direitos dos/as trabalhadores/as e dos/as estudantes, como foi o caso da implantação do Novo Ensino Médio.
Outro ponto levantado por Abicalil foi toda a tentativa de desconstruir a democracia, principal característica do atual Governo. Segundo sua avaliação, houve um desmonte que começou em 2016, com a retirada da ex-presidenta Dilma Rousseff por meio de um impeachment fraudulento, após ser eleita democraticamente pelo povo. Abicalil lembrou que o processo de Dilma foi apenas o início das consequências que vieram após o “golpe”, como a prisão do ex-presidente Lula, retirando-o da disputa ao Planalto em 2018.
“Vimos a criminalização do PT e até o pedido de suspensão do registro partidário. Isso serve para entendermos que essa construção não foi algo que realizado somente em 2016 e que não desaparecerá com uma derrota de Bolsonaro no pleito eleitoral deste ano. Eles vieram através dos ministros da Educação, entre eles Vélez (ex-ministro do governo Bolsonaro), e diziam vir ‘fazer a faxina ideológica’. Já no Ensino Médio, diziam para fazer o que eles chamam de ‘Enem extremamente técnico’ e sem assuntos como cidadania, democracia e não-discriminação”, relatou.
Após a palestra, Abicalil participou de uma entrevista para a TV Sintepe e falou da importância de elegermos uma bancada de deputados estaduais e federais que estejam comprometidos com a luta em defesa da educação e dos direitos dos trabalhadores/as.
Perfil
O Professor Carlos Augusto Abicalil é Mestre em Educação, foi diretor de escola, presidente do SINTEP-MT e da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Foi deputado federal, secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC e diretor geral de Educação, Ciência e Cultura da Organização de Estados Iberoamericanos. Atualmente, é coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Educação da Fundação Perseu Abramo – NAAP Educação.
MATERIAL DA PALESTRA
Após pedidos da categoria, disponibilizamos o material do Professor Carlos Abicalil: