Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

“O Enem não avalia mais a escola”, afirma socióloga

Defensora de um amplo debate sobre o currículo do ensino médio no Brasil, a socióloga Maria Helena Guimarães, lamenta que o Enem não sirva mais como ferramenta para avaliar e orientar transformações no período considerado pela educadora como o mais complicado de todo o currículo escolar.
O GLOBO: Qual sua avaliação deste ano do Enem?
MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO: É um resultado esperado. A diferença entre a pontuação de escolas públicas e particulares não surpreende.

A queda de desempenho de algumas particulares é reflexo da nova metodologia, que permite comparação anual. Sempre haverá muita oscilação de um ano para o outro porque muda o perfil dos alunos.
É importante lembrar que o Enem não é mais capaz de avaliar a escola. O modelo atual é uma prova de seleção para as faculdades.

O Enem está orientando o ensino médio de forma errada, muito mais ligada ao que as universidades esperam, e não ao que queremos fazer para garantir um perfil de aluno com formação geral de qualidade. O equivocado é o uso que está sendo feito do Enem, não a metodologia.
Caiu o prestígio do Enem?
MARIA HELENA: Ao contrário. O Enem não está perdendo prestígio porque se transformou numa seleção nacional para o ensino superior público.

As faculdades particulares já tinham aderido desde o início. Agora, praticamente todas as federais usam o Enem. Isso tem um apelo muito grande.
A finalidade do novo Enem é selecionar alunos para universidades, não é avaliar escolas. Não considero adequado o uso dos resultados, seja para comparar o desempenho de uma escola com outra, seja para certificar alunos.
É errado usar o Enem como ferramenta de marketing, como muitas particulares fazem?
MARIA HELENA: Sim. A escola que seleciona os melhores alunos para fazer o Enem só quer um bom resultado para fazer propaganda.

Mas volto ao ponto inicial: qual o sentido de comparar resultados de uma escola que teve 75% de participação de alunos no Enem com outra que teve 25%? Não dá. Fica claro por que o Enem não serve para avaliar escolas ou a qualidade do ensino médio.
Qual a alternativa ao Enem?
MARIA HELENA: O Enem hoje é um vestibular centralizado, só isso. Ele está dificultando um debate sério sobre o currículo do ensino médio. A matriz de referência do Enem está completamente distorcida.

Fonte: O Globo

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