Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Nunca mais Mentira, Ditadura e Tortura.

Nunca mais Mentira, Ditadura e Tortura.
Dia 1 de abril conhecido como o dia da mentira, ou melhor, dia dos tolos sendo comemorado na França no século XVI, mas aqui no Brasil um dia fatídico de uma mentira histórica contada como “Revolução de 1964” (Golpe) quando os militares depuseram o Presidente Jango Goulart num golpe militar iniciado em 31 de março de 1964, um dos mais lamentáveis episódios acontecido na história recente do Brasil que perdurou a falta de liberdade e utilizando do instrumento da tortura para calar a resistência.

O golpe militar que ocorrera foi organizado pelos os opositores ao governo popular de Jango este preocupado em fazer reformas de base para a população pobre do nosso país. Reforma essas Educacional, Agrária, Urbana, Tributaria e Administrativa. A reforma propunha regular a remessa de capitais para fora do Brasil às empresas multinacionais levaram rios de dinheiro explorado da mão de obra dos trabalhadores Brasileiros.

O governo de Jango tava a serviço daqueles que não era alfabetizado, dos sem terras e dos trabalhadores. A ditadura militar apoiada pelos norte-americanos veio para impedir os avanços para as camadas pobres. Os governos militares deixaram um passivo para o povo Brasileiro; tais como: Desigualdade crescente entre pobres e ricos, Hiperinflação e uma das mais graves a Educacional.

Os filhos dos Ricos em sua maioria entravam nas universidades e os filhos dos trabalhadores entravam nos os cursos técnicos fundamentais que contavam com as matérias técnicas e aulas de Português/Matemática. deixando uma legião de analfabetos muitos destes com idade acima dos 50 anos que eram crianças e jovens no período dos governos militares.

Passado 50 anos do Golpe militar temos ainda muito a resolver na questão da desigualdade e na questão do analfabetismo. Mas um bem precioso é a liberdade de construir uma nação que venha dá mais cidadania ao seu povo lutador. Nessa etapa a taxa de desemprego esta em torno de 5,4%, a economia aquecida mesmo existindo uma crise econômica nos E.U.A e Europa.

Em 2014 não é cabível as pessoas saírem às ruas para pedir a volta dos militares ao poder devemos sim sair para ampliar as conquistas e as Reformas que ainda não saíram nos últimos 50 anos. Do ponto de vista histórico esse período de 64 do golpe, podemos dizer que é sombrio. Pessoas foram torturadas e mortas estima que pelo menos 500 pessoas morreram e outras 20 mil foram presas e torturadas. Então tortura, mentira e ditadura nunca mais.

William Menezes dos Santos.
Secretário do Interior SINTEPE.

Compartilhar

Deixe um comentário